GG '07

Jan 17, 2007 18:41



Tudo bem, o Teco acertou mais que eu. E se não bastasse isso, além de não ter assistido a cerimônia do Golden Globe pela TV, minha internet resolveu abandonar o navio justo na hora H, como quem aconselha 'Vá ter vida social, meu filho, e pára com essa porra de ficar antenado em todas as premiações cinematográficas do mundo!' Ainda bem que algumas boas horas depois o YouTube estava lá firme e forte. De resto, nenhuma novidade. Minha internet continua uma merda e o meu radar continua dando pro gasto. Claro que eu errei algumas apostas, mas a maioria delas foram mais por teimosia do que qualquer outra coisa; a cerimônia foi mesmo bem previsível.

Seguindo a mesma tendência dos últimos anos, o Globo de Ouro fragmentou sua premiação e não tivemos um grande filme vencedor, mas vários filmes dominando os troféus principais. Entre eles 'Dreamgirls', que largou na frente com três estatuetas - Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Logo em seguida 'The Queen', que abocanhou Melhor Atriz Drama e Melhor Roteiro. Entre os filmes campeões da noite ainda apareceram 'Babel', 'The Departed', 'The Devil Wears Prada', 'The Last King of Scotland', 'Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan'... e por aí vai. A grande surpresa da noite, pelo menos para mim, foi o fato dos carrinhos terem atropelado os pingüins. Sem mencionar o amor explícito dessas duas aqui - aham.

Se dá para ter uma prévia do Oscar fica difícil dizer. Justamente porque quanto mais eles partilham os prêmios, menor parece ser sua influência do Globo sobre membros da Academia. Mas enquanto as indicações não são apresentadas - só no próximo dia 23 -, ainda dá tempo de seguir com a brincadeira, continuar especulando, fazendo listinhas dos possíveis indicados e tecendo feito tietes alucinadas comentários tão despretensiosos quanto repetitivos. Quer dizer, algum de nós, né? Porque o que não falta por aí é gente esquisita que antes de gostar do assunto - e exatamente por isso querer brincar de comentarista -, solta os dedos em cima do teclado para formular comentários pretensiosos, vazios e desnecessários; e elogios rasgados a atores e filmes que na maioria das vezes sequer assistiram, só para ficar bonito na fita e mostrar o quanto somos cool, não é mesmo, Rubens? Sério, parem com isso. Se não viu, não fale como se tivesse visto. Eu sinto vergonha por vocês. E os vencedores, vídeos, fotos, comentários pessoais e mais inutilidades after the jump, haha.



CINEMA

BEST MOTION PICTURE - DRAMA
• 'BABEL'
'BOBBY'
• 'THE DEPARTED'
'LITTLE CHILDREN'
'THE QUEEN'

Confesso que estava crente que 'Os Infiltrados' seria a bola da vez nessa onda de levantar a moral esquecida do Scorsese, mas errei feio. Ou não tão feio assim, já que 'Babel' seria meu segundo palpite. Eu não assisti, mas parece que foi justa a escolha, não? Nem que seja naquelas de dar um certo reconhecimento à tal trilogia que começou lá com Amores Perros, que eu gosto bastante. Não tinha nenhum grande preferido na categoria, mas sinto toda uma vibe de que 'Little Children' vai conquistar essa vaga assim que eu assistir. Quem sabe em uma outra premiação, huh?

BEST MOTION PICTURE - COMEDY OR MUSICAL
'BORAT: CULTURAL LEARNINGS OF AMERICA FOR MAKE BENEFIT GLORIOUS NATION OF KAZAKHSTAN'
'THE DEVIL WEARS PRADA'
• 'DREAMGIRLS'
• 'LITTLE MISS SUNSHINE'
'THANK YOU FOR SMOKING'

E eis que o único filme que eu não assisti leva o prêmio. Tá, mas alguém esperava outra coisa? Apostei em 'Little Miss' por uma questão de honra - e porque eu realmente queria muito que o filme ganhasse. Agora só me resta engolir o preconceito e acreditar que o filme é bom e eu que sou implicante. Aliás, muito bom! Porque para passar a perna em 'Little Miss Sunshine' e 'Thank You for Smoking', dois filmes excelentes, colocar alfinete nos sapatos da Miranda Priestly e ainda por cima conseguir bater o pastelão campeão de bilheteria da temporada, o negócio tem que ser mesmo muito mais do que gritinhos e Diana Ross interpretada de qualquer jeito.

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A MOTION PICTURE - DRAMA
LEONARDO DICAPRIO, por 'Blood Diamond'
• LEONARDO DICAPRIO, por 'The Departed'
PETER O’TOOLE, por 'Venus'
WILL SMITH, por 'The Pursuit of Happyness'
• 'FOREST WHITAKER, por 'The Last King of Scotland'

Eu não assisti 'The Last King of Scotland', não contexto a vitória do Forest Whitaker, que é mesmo um excelente ator, mas acreditava piamente que o DiCaprio fosse levar essa estatueta. Tá certo, o Whitaker está passando o rodo em vários prêmios mundo afora - como eu mencionei aqui - e seria muito fácil eu apostar nele, mas ninguém pode negar que esse papo de 'American Way of Life' é bem latente nas premiações de grande porte. E não só por isso, já que eu gostei bastante do trabalho do rapazote em 'The Departed' e acho mesmo que ele amadureceu muito como ator e como possivelmente como 'pessoa humana' - lembra quando ele não apareceu na cerimônia do Oscar quando não foi indicado por 'Titanic'? Boa sorte da próxima vez.

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A MOTION PICTURE - COMEDY OR MUSICAL
• • SACHA BARON COHEN, por 'Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan'
JOHNNY DEPP, por 'Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest'
AARON ECKHART, por 'Thank You for Smoking'
CHIWETEL EJIOFOR, por 'Kinky Boots'
WILL FERRELL, por 'Stranger than Fiction'

Pra começar, eu não gostei das indicações. Não achei que a drag queen do Chiwetel foi boa o suficiente para merecer uma indicação e também não concordo com a indicação do Will Ferrell, que não fez nada de excepcional em 'Stranger than Fiction', que eu achei gostosinho, para justificar sua presença entre os supostos melhores do ano. Quer indicar o Borat? Vai fundo. Johnny Depp? Sempre ótimo. Mas em um ano de interpretações forçadas, quase ultrapassando a barreira do goofy/slapstick e caindo no ridículo, pra mim quem brilhou de verdade foi o Aaron Eckhart. Achei mesmo que ele deveria ter levado a estatueta para casa. Mas não ganhou. E se essa vertente continuar já poderemos exportar o Didi Mocó e o Repórter Vesgo, com grandes chances de vitória.

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A SUPPORTING ROLE IN A MOTION PICTURE
BEN AFFLECK, por 'Hollywoodland'
• EDDIE MURPHY, por 'Dreamgirls'
JACK NICHOLSON, por 'The Departed'
BRAD PITT, por 'Babel'
• MARK WAHLBERG, por 'The Departed'

Cá entre nós, essa foi a categoria mais insossa da temporada. Eu sei do que eu estou falando? Possivelmente não, já que só peguei o rapazes de 'The Departed' em ação. Mas não precisa morder a rosquinha para saber que é doce, né? Tanto quanto alguns atores simplesmente não são capazes de apresentar uma interpretação digna de indicação mesmo quando fazem o seu melhor. Estava na cara que o Eddie Murphy iria ganhar, mas assim como aconteceu com 'Dreamgirls', preferi apostar no meu favorito. Simplesmente porque o Mark Wahlberg está ótimo no papel, enquanto o seu rival perdeu a graça ainda nos anos 80, quando o talento e a canastrice divertida ainda não tinham sido substituidos pelo ego, pretensão e toda essa propaganda ilusória de quem é bom naquilo que faz, quando na verdade não faz mais nada que preste - com exceção de algumas dublagens aqui e ali. Espero pagar minha língua quando assistir 'Dreamgirls'. Caso contrário vou achar que eu vivo em uma realidade paralela onde as palavras 'ator' e 'comédia' possuem um significado só meu.

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A MOTION PICTURE - DRAMA
PENÉLOPE CRUZ, por 'Volver'
JUDI DENCH, por 'Notes on a Scandal'.
MAGGIE GYLLENHAAL, por 'Sherrybaby'
• • HELEN MIRREN, por 'The Queen'
KATE WINSLET, por 'Little Children'

Alguém aí esperava que outra atriz levasse a estatueta que a Helen Mirren já estava segurando há meses? Eu que não. É só acompanhar o somatório: Dama Inglesa + Atriz Aclamada + 100% de Críticas Favoráveis + Não ter nenhum Oscar no seu Currículo = Prêmios! No mais, todas as atrizes me são muito simpáticas e tem aquele talento genuíno que faz com que elas sejam melhores que a média mesmo quando tudo é uma merda. A única que eu deixaria de fora dessa lista, Penélope Cruz, o caos ambulante, deu um banho em 'Volver'. Assim sendo, qualquer uma que levasse seria lucro. Gostei da seleção.

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A MOTION PICTURE - COMEDY OR MUSICAL
ANNETTE BENING, por 'Running with Scissors'
TONI COLLETTE, por 'Little Miss Sunshine'
BEYONCÉ KNOWLES, por 'Dreamgirls'
• • MERYL STREEP, por 'The Devil Wears Prada'
RENEE ZELLWEGER, por 'Miss Potter'

Antes de qualquer coisa preciso dizer que a cara deslocada da Beyoncé entre os talentos foi a melhor coisa que poderia acontecer desde que ela recebeu essa indicação que até agora eu não entendi. Agora vamos ao que interessa: Ainda que eu tenha achado a interpretação da Annette a coisa mais legal do mundo em 'Running with Scissors', o ano foi da Meryl. E ela fez um trabalho incrível e não se fala mais nisso. Wait. There's no other like her, she's my favorite actress alive, what a speech. <3. Agora sim, não se fala mais nisso. =P

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE IN A MOTION PICTURE
ADRIANA BARRAZA, por 'Babel'
CATE BLANCHETT, por 'Notes on a Scandal'
EMILY BLUNT, por 'The Devil Wears Prada'
• • JENNIFER HUDSON, por 'Dreamgirls'
RINKO KIKUCHI, por 'Babel'

Eu simplesmente adorei a indicação da Emily Blunt nessa categoria e estava torcendo para ela. Tem quem diga que a Abigail Breslin, a guriazinha de 'Little Miss Sunshine', deveria estar aqui. Discordo. Pra mim ela deveria estar no lugar da Beyoncé concorrendo como Leading Actress. Se a Reese pode, por que ela não? Mas, enfim, senti falta das atrizes de 'Volver' aqui. De resto, once more, alguém tinha dúvidas que a ex-american idol iria vencer? Essa ao menos, pelos trailers e entrevistas que eu assisti, parece ter feito um bom trabalho. E essa música é tão gostosinha... Tem meu respeito, hahaha.

BEST ANIMATED FEATURE FILM
• 'CARS'
• 'HAPPY FEET'
'MONSTER HOUSE'

Eis aqui a grande surpresa da noite. Pensei que os pingüins fossem carregar mais de um troféu para casa, mas foram atropelados. Enfim, quem se importa? 'Flushed Away', que afinal de contas é a minha animação preferida do ano, nem estava participando mesmo... Mas achei bem bacana a vitória de 'Cars', que é o meu segundo favorito ainda que eu não seja o maior fã de automóveis - o que não tem nada a ver com o papo. Além de ser bonitinho, politicamente correto e super didático cheio de liçõezinhas batidas de moral, ainda por cima tem o Paul Newman dando show. Way to go, old man!

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
'APOCALYPTO' (USA)
• • 'LETTERS FROM IWO JIMA' (USA/JAPAN)
'THE LIVES OF OTHERS' (GERMANY)
'PAN’S LABYRINTH' (MEXICO)
'VOLVER' (SPAIN)

Sa-bi-a. Quero muito assistir. 'Flags of our Fathers', o ponto de vista americano, idem. Dá-lhe Clint Eastwood depois de velho.

BEST DIRECTOR - MOTION PICTURE
CLINT EASTWOOD, por 'Flags of our Fathers'
CLINT EASTWOOD, por 'Letters from Iwo Jima'
STEPHEN FREARS, por 'The Queen'
ALEJANDRO GONZALEZ IÑÁRRITU, por 'Babel'
• • MARTIN SCORSESE, por 'The Departed'

It feels like revenge. Agora vê se para de chorar, né, Marty? Adoro seus óculos, mas vai uma pinça aí?

BEST SCREENPLAY - MOTION PICTURE
• Guillermo Arriaga, por 'BABEL'
Todd Field & Tom Perrotta, por 'LITTLE CHILDREN'
Patrick Marber, por 'NOTES ON A SCANDAL'
William Monahan, por 'THE DEPARTED'
• Peter Morgan, por 'THE QUEEN'

BEST ORIGINAL SONG - MOTION PICTURE
"A Father's Way" - 'THE PURSUIT OF HAPPYNESS'
• "Listen" - 'DREAMGIRLS'
"Never Gonna Break My Faith" - 'BOBBY'
• "The Song of the Heart" - 'HAPPY FEET'
"Try Not to Remember" - 'HOME OF THE BRAVE'

Quando eu não aposto na minha favorita, ela vence. How ironic is that, minha gente?

BEST ORIGINAL SCORE - MOTION PICTURE
• Alexandre Desplat, por 'THE PAINTED VEIL'
• Clint Mansell, por 'THE FOUNTAIN'
Gustavo Santaolalla, por 'BABEL'
Carlo Siliotto, por 'NOMAD'
Hans Zimmer, por 'THE DA VINCI CODE'

TV

Como eu não assisto a maioria a maioria esmagadora e estou por fora, nada de comentários. Vermelho para os campeões, verde para a torcida incondicional, azul para as apostas embasadas ao vento - ou baseadas no mais puro chute e/ou puxa-saquismo aos atores que me são queridos, se preferir.

BEST TELEVISION SERIES - DRAMA
24
BIG LOVE
• • 'GREY’S ANATOMY'
HEROES
LOST

BEST TELEVISION SERIES - COMEDY OR MUSICAL
DESPERATE HOUSEWIVES
ENTOURAGE
• THE OFFICE
• 'UGLY BETTY'
WEEDS

BEST MINI-SERIES OR MOTION PICTURE MADE FOR TELEVISION
BLEAK HOUSE
BROKEN TRAIL
• • 'ELIZABETH I'
MRS. HARRIS
PRIME SUSPECT: THE FINAL ACT

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A TELEVISION SERIES - DRAMA
• PATRICK DEMPSEY, por 'Grey's Anatomy'
• MICHAEL C. HALL, por 'Dexter'
• HUGH LAURIE, por 'House'
BILL PAXTON, por 'Big Love'
KIEFER SUTHERLAND, por '24'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A TELEVISION SERIES - COMEDY OR MUSICAL
• ALEC BALDWIN, por '30 Rock'
ZACH BRAFF, por 'Scrubs'
• • STEVE CARRELL, por 'The Office'
JASON LEE, por 'My Name is Earl'
TONY SHALHOUB, por 'Monk'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A MINI-SERIES OR MOTION PICTURE MADE FOR TELEVISION
ANDRÉ BRAUGHER, por 'Thief'
ROBERT DUVALL, por 'Broken Trail'
MICHAEL EALY, por 'Sleeper Cell: American Terros'
CHIWETEL EJIOFOR, por 'Tsunami, The Aftermath'
BEN KINGSLEY, por 'Mrs. Harris'
• • • BILL NIGHY, por 'Gideon's Daughter'
MATTHEW PERRY, por 'The Ron Clark Story'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A SUPPORTING ROLE IN A SERIES, MINI-SERIES OR MOTION PICTURE MADE FOR TELEVISION
• THOMAS HADEN CHURCH, por 'Broken Trail'
• JEREMY IRONS, por 'Elizabeth I'
JUSTIN KIRK, por 'Weeds'
MASI OKA, por 'Heroes'
JEREMY PIVEN, por 'Entourage'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A TELEVISION SERIES - DRAMA
PATRICIA ARQUETTE, por 'Medium'
EDIE FALCO, por 'The Sopranos'
• EVANGELINE LILLY, por 'Lost'
• ELLEN POMPEO, por 'Grey's Anatomy'
• KYRA SEDGWICK, por 'The Closer'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A TELEVISION SERIES -COMEDY OR MUSICAL
MARCIA CROSS, por 'Desperate Housewives'
• • AMERICA FERRERA, por 'Ugly Betty'
FELICITY HUFFMAN, por 'Desperate Housewives'
JULIA LOUIS-DREYFUS, por 'The New Adventures of Old Christine'
MARY-LOUISE PARKER, por 'Weeds'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A MINI-SERIES OR MOTION PICTURE MADE FOR TELEVISION
GILLIAN ANDERSON, por 'Bleak House'
ANNETTE BENING, por 'Mrs. Harris'
• • HELEN MIRREN, por 'Elizabeth I'
HELEN MIRREN, por 'Prime Suspect: The Final Act'
SOPHIE OKONEDO, por 'Tsunami, The Aftermath'

BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE IN A SERIES, MINI-SERIES OR MOTION PICTURE MADE FOR TELEVISION
• • • EMILY BLUNT, por 'Gideon's Daughter'
TONI COLLETTE, por 'Tsunami, The Aftermath'
KATHERINE HEIGL, por 'Grey's Anatomy'
SARAH PAULSON, por 'Studio 60 on the Sunset Strip'
ELIZABETH PERKINS, por 'Weeds'

(...)

THE DIFFERENCES BETWEEN RIGHT...



Rose & Jack

... WRONG ...


Björk's Maid & DiCaprio

... AND THE FUCKING HIDEOUS.



Scorsese's Casino Whore, Camponesa de Nobre Coração que Vai Todos os Dias ao Bosque Recolher Lenha & Elisa Lucinda.

(...)

P.S.: Para mais fotos do suvaco da Beyoncé é só ir clicando aí. E possíveis pentelhos aqui. !
Previous post Next post
Up