Verborreia.

Oct 21, 2009 15:24

Eu sou uma pessoa impressionável. Hoje, angustiou-me profundamente assistir ao Telejornal. Vomita-se diariamente um rol de notícias negativas, tragédias e desgraças, woe is me. Mas depois, quando se aligeira o tom, parte-se para peças de relevância duvidável, como a ligação em directo para acompanhar a fila para a venda de bilhetes para o concerto ( Read more... )

verborreia, portugal, saramgo

Leave a comment

Comments 4

alternative_nat October 21 2009, 22:15:19 UTC
Ler este teu post foi quase um revivalismo da leitura do livro (best seller?) do José Gil sobre a "portugalidade" pós-25 de Abril ( ... )

Reply

ravenwermut October 21 2009, 23:17:41 UTC
Obrigada pelo primeiro pingo de eloquência neste post. Não sei escrever, faço-o pouco porque depois me envergonho sempre.

De qualquer das formas, concordo com tudo o que dizes, Portugal é uma fachada, até no modo como se apresenta ao (E)estrangeiro. É esta falta de seriedade, e principalmente o modo como está em todo lado, é transversal a todo e qualquer sector e infiltra-se em todos os níveis que é quase demente e é isso que me faz pensar sair daqui. Comecei o post precisamente por aí porque me angustia verdadeiramente olhar para Portugal (e para o Mundo em geral, no fim de contas) e ver tanta podridão. Tenho de desdramatizar um bocadinho, que senão não faço nada da vida. É uma questão quase existencial esta. Ficar no país ou ir lá para fora? Não poderá ser uma busca infrutífera? Não será que tanto falamos deste cantinho da Europa e lá fora é o mesmo, tudo somado?

E sim, esta é uma democracia nada representativa, acreditas que nestas duas últimas eleições a percentagem de votos em branco não foi sequer referida? Que palhaçada...

Reply

alternative_nat October 21 2009, 23:25:22 UTC
Sim, parece-me realista da tua parte ter a noção que nenhum outro país é um mar de rosas ou um exemplo perfeito a seguir. Mas também me parece muito radical estender esse julgamento ao ponto de dizer «é tudo a mesma merda». Porque na verdade, eu acho que não é. Conheço bem o que é viver em Espanha, porque vivo cá há ano e meio, e, embora nunca tenha vivido lá, tenho família que vive há muito mais tempo em França e na Holanda, de modo que também tenho uma ideia algo próxima do que é viver aí. E em qualquer dos três países que referi me parece ser possível uma melhor vida, com mais oportunidades e condições sociais, que em Portugal. Mesmo tendo algumas coisas que até são piores, mas a análise tem de ser feita sempre no seu cômputo geral ( ... )

Reply


(The comment has been removed)

ravenwermut October 21 2009, 23:31:29 UTC
Na minha opinião entra em jogo uma miríade de factores quando se pondera ir ou ficar. Até de carácter emocional, e é perfeitamente natural que assim seja. O Português é uma figura complexa; alterna entre a auto-comiseração, a preguiça, a inveja, a palmadinha nas costas. E vai alternando entre os vários estados conforme a situação. Em Portugal a galinha do vizinho tanto pode ser melhor ou pior que a nossa.

Eu também espero muito que o país mude. Felizmente não temos um presidente que termine os discursos com uma "Deus abençoe Portugal", mas caramba, continua a haver milhares de cruzes penduradas em salas de aula de Norte a Sul do país. Valores republicanos, básicos, que supostamente deveriam estar mais que consolidados, continuam a não vigorar por cá. Não sei Maria, será uma questão de adaptação da nossa parte, atingir uma harmonia com aquilo que nos rodeia. Mas é duro adaptarmo-nos sem cair num marasmo, sem induzir numa postura que não incorra numa traição aos nossos valores morais. Não sei se me explico.

Reply


Leave a comment

Up