Sobre clichês e surpresas

Apr 09, 2010 12:33


Canta para mim,

Qualquer coisa assim sobre você
Que explique a minha paz
Tristeza nunca mais

(Los Hermanos - Casa Pré-Fabricada)

*

A vida é estranha. E começar uma crônica dizendo o quanto a vida é estranha, é um clichê e tanto. Devo confessar que eu gosto de clichês, são geralmente verdadeiros. O problema é que nós demoramos a perceber seu significado simples, por mais que eles nos sejam mostrados incansavelmente.

Então essa foi a primeira lição que esteve na minha frente todo o tempo, mas que só ganhar a sua verdadeira importância agora: a vida é estranha. E também houve uma segunda: a vida é surpreendente. O que me faz chegar à conclusão de que a vida é surpreendente de uma forma muito estranha.

As expectativas é que acabam tornando a coisa menos divertida. Jamais espere que de repente tudo vá começar a se encaixar como no final de um filme. Geralmente as coisas começam a dar mais errado enquanto você está só esperando que dêem certo. Levante-se e vá fazer alguma coisa (e lá vamos nós para mais um clichê)!

Andei aprendendo também que às vezes você faz milhares de coisas, abdica de outras, toma decisões, pensa o tempo inteiro em como sair dessa enrascada que a vida te colocou. Mas no final é uma palavra que muda tudo. Uma palavra naquela conversa que você não esperava ter sobre um assunto que você nem sabia existir.

Aventura.

De repente, você vê que aquela situação que você achou que fosse piorar tudo, era na verdade exatamente o que você queria. E quando você está tentando lidar com toda essa avalanche de novas possibilidades, tendo os seus melhores pensamentos racionais dos últimos tempos, lá vem ela de novo - a vida - e varre com apenas uma frase qualquer tipo de racionalidade que poderia vir a considerar. Mesmo que fosse uma daquelas frases que seria banal em qualquer outro contexto, mas que naquele momento, nada seria mias perfeito do que essa inocente e pequena frase clichê.

Deixa eu cuidar de você.

E essa é a vida. E terminar uma crônica assim é um clichê colossal, eu sei, mas como eu poderia terminar isso aqui sem dizer que a vida é um grande amontoado de surpresas e clichês? Ou sem falar da ordem caótica que ela vai acontecendo enquanto você jura que tudo tem um sentido, embora nunca tenha conseguido entende-lo? É clichê e por isso deve ser repetido dezenas de vezes em milhares de crônicas.

Idealizar é sofrer. E sofrer não é amar demais. Sofrer é sofrer.

Seja surpreendido.

metáforas toscas, lições, clichê

Previous post Next post
Up