O que lhe dá esperanças?

Apr 13, 2010 14:16


Holly Kennedy: I don't want to make any mistakes.
Gerry Kennedy: Then you're in the wrong species, love. Be a duck.

(do filme “P.S.: I love you”)

*

Em algum ponto da vida, tudo vai parecer estar dando errado. Até a mais otimista das pessoas tem momentos como esse, em que você começa se perguntando o que você fez de errado para merecer tudo aquilo e termina pedindo para por favor, por favor, por favor, por favor, pararem o mundo que você quer descer.

E quando você chega nessa hora, o que faz você continuar?

Um número enorme de pessoas responderia tendendo para as explicações religiosas. E é basicamente sobre isso que essa pergunta é mesmo. Não sobre religião em si, mas sobre crença. Ela seria facilmente traduzida para: em que você acredita tanto que ainda faz valer a pena continuar?

Independente de a resposta ser Deus ou qualquer outra entidade mística, eu acho que a essência é isso mesmo: um sentido maior para a coisa toda. Algo que você acredita e que extrapola todos os problemas que uniram contra você todos de uma vez e que faz a vida ter sentido apesar de tudo.

Em que você acredita?

Porque eu sei que a vida é injusta. Que a humanidade é injusta (e cruel!). Cachorros levam a coisa bem melhor do que agente. Que os bons morrem primeiro. Que nem sempre aqui se faz e aqui se paga.

Eu sei que tudo parece um monte de pontos isolados, misturados e confusos.

E isso é o que eu sei. O que eu vi. Mas não muda o que eu acredito.

Eu acredito que você tem que fazer por você mesmo. É isso. Esse é o grande mistério por trás da minha pequena pessoa.  Eu acredito que só o fato de se estar vivo, sem considerar nenhum outro fator, já é uma avalanche tão grande de possibilidades que se torna até confuso. Desistir seria ser injusto com toda uma infinidade de possibilidades só porque uma ou outra não deu certo.

Esse amontoado caótico de escolhas e perdas que é a vida faz sentido. Cada chance, cada momento, cada ausência e cada alegria estão ligadas umas as outras de uma maneira que faz tudo significar algo maior. Só que nada pode fazer sentido de perto, de tão de dentro como nós estamos. E infelizmente é mais difícil se afastar do que parece, mas quando você consegue olhar de longe você vê.

Tudo faz sentido. Não são só pontos. Estamos todos conectados.

E é bom.

*

Inspirado no site Love Gives me hope que sempr me faz chorar.

.

esperança, lições, coisas perdidas, crise existencial

Previous post Next post
Up