Um dia eu acordei e pensei comigo mesma: quero sair dessa infantilidade de estilo mangá e partir para algo mais respeitoso. Foi mais ou menos na mesma época em que comprei um caderno de desenhos, que foi motivo para
outro post.
De qualquer forma, mesmo após comprar o caderno continuei desenhando no velho e conhecido estilo mangá. No entanto, agora, nessa semana, dia, segundo, momento, estou numa daquelas fases de colocar uma idéia na cabeça e não tirá-la de lá até concretizá-la (a não ser que seja algo impossível demais). Bom, uma das idéias que eu encasquetei nesse período atual foi a de definitivamente mudar meu traço. Chega de estilinho mangá. Quero respeito e que as pessoas normais me reconheçam como a artista que eu não sou. Além do mais, desenhar que nem um cerumano de verdade, imagino que um dia faça a diferença na minha vida ;)
Bom, tudo começou com uma tentativa inicial nas carteiras e em folhas de caderno nas aulas chatas:
Sim, eu estava com preguiça de desenhar o outro lado dos rostos.
Só para deixar claro, foram testes sem base alguma, experimentações iniciais de uma pessoa que há quase dez anos desenha. Exclusivamente em estilo mangá. Mas então, resolvi que talvez fosse hora de pegar uma foto e tentar transportá-la para o papel, para tanto, peguei a foto de um casal normal e pus mãos a obra:
Sim, ficou meio sujo, mas essa folha de papel do caderno é muito finhinha e eu fiz um desenho atrás do outro. Além do mais ainda é só um experimento =P
Depois desse test drive inicial e de ouvir minha mãe dizer numa voz de assombro: "Oh meu Deus! Você desenha bem! Faz um retrato meu?!" fiquei um pouco mais segura nesse novo estilo. Quer dizer, a velha me vê desenhando, como eu disse, há dez anos. Quando que ela me elogiou ou pareceu me incentivar? Pergunta se ela alguma vez pediu um retrato dela estilo mangá? Anyway, é esse tipo de "respeito" ao qual me refiro. Além do mais, todo mundo desenha em estilo mangá, acho mesmo que já estava na hora de alçar voos mais ousados.
Por hora estou me acostumando com as sutilezas desse novo estilo, tentando aprender junto a fazer sombras. Esse projeto pretendo que vá para frente ainda mais intensamente depois que eu concretizar a segunda idéia com a qual encasquetei e comece a tirar fotos eu mesma de modelos vivos.
Falando nisso, alguém quer fazer uma vaquinha para me ajudar a concretizar um sonho nesse natal? Tô precisando mesmo...
Por último, um dos meus desenhos psicodélicos que há muito tempo não mais me agradavam:
Gostei foi da bolha em si. E sim, foi feito em uma folhas de exercício do curso. Shame on me.