Expliquem-me lá.

Oct 06, 2013 14:05

Se, mesmo com o facebook, os blogs continuam em alta, porque é que o livejournal perdeu clientes?

Leave a comment

Comments 13

rotring October 6 2013, 13:56:57 UTC
Talvez porque os blogs estão mais direccionados ao objectivo de divulgar para um grande número de pessoas. A clientela que o LJ "perdeu" é aquela que o usa(va) para divulgar para um círculo restrito de pessoas - e o Facebook conquistou esse nicho. Não digo que foi o que aconteceu com TODA a gente, mas de um modo geral é este o fenómeno que temos à frente.

Reply

dias_uteis October 6 2013, 17:08:35 UTC
Isso para mim não tem muita lógica. Da mesma maneira que vou a um blog para o ler, também vou a um livejournal.

Reply

rotring October 6 2013, 17:13:15 UTC
Eu não descrevi o ponto de vista do "ler", descrevi o ponto de vista do "escrever". Além disso, como fiz questão de dizer, descrevi o que acho ser o cenário geral - não estava a falar de mim, de ti, ou de alguém em particular.

Reply

dias_uteis October 6 2013, 17:23:58 UTC
Eu também não estava a falar particularmente. De qualquer maneira, uma coisa está ligada com outra, as pessoas deixaram de escrever porque o geral deixou de ler.

Reply


z_silvertree October 6 2013, 14:44:57 UTC
É uma bela pergunta, não é?...
Mas o que me faz mais confusão é que todos (eu incluída!) aparecemos por aqui de meio em meio ano a queixarmo-nos por ver o Livejournal desaparecer, mas ninguém posta ou comenta... isso combate o desaparecimento do LJ como?
Há alturas em que tento combater isso e posto muito e comento muito, mas ao fim de umas semanas eternamente com as mesmas entradas na friend's page, e com cinco ou seis posts com zero comentários, farto-me e vou à vidinha, até à próxima tentativa. Eu gostava de fazer mais por esta comunidade, mas assim não sei o que posso...
(E só por curiosidade: o Flickr está a sofrer exactamente o mesmo problema.)

Reply

dias_uteis October 6 2013, 17:10:00 UTC
Se escrever para ti for importante, se partilhar for importante, insistes. :) E partilhas com mais pessoas. Manter este sítio bloqueado, apenas para amigos não faz muito sentido, só o faz abrindo-o ao mundo.

Reply

blondecleopatra October 12 2013, 13:35:27 UTC
sinto o mesmo. na minha f list umas 2 pessoas escrevem com regularidade apenas. eu tenho tentado voltar a escrever, sem sucesso. mas vai mudar para breve em principio. mas é um ciclo vicioso. escrevemos e ng comenta, dá vontade de abrir o word e escrever um diário invés...

mas n me faz sentido escrever para público. qd o lj apareceu mt gente usava a net para mail e pesquisa. agora as pessoas já sabem o k são blogs e afins. toda a gente está aqui. estamos mais expostos. há pessoas da minha vida que n quero k se deparem com a minha escrita. e só posso controlar isso pondo o cadeado nos posts.

o face de facto tirou-me um bocado daqui embora n goste de desabafar lá. mas ando farta do face, portanto sou capaz de voltar em grande :)

Reply


m_for_maggie October 6 2013, 20:57:08 UTC
Também vou por ali pela explicação do rotring, concordo.

Pessoalmente, nunca irei desabafar para o facebook, mto menos para o blog, portanto n largo aqui o LJ :D No meu caso cada plataforma serve um objectivo diferente.

Reply

blondecleopatra October 12 2013, 13:36:03 UTC
é cm eu. n tenho escrito é em lado nenhum :( mas vou actualizar em breve ;)

Reply


labrax October 6 2013, 21:21:04 UTC
A vida de todos nós, que aqui fomos muito activos, mudou e deixámos de ter o mesmo tempo disponivel, e por aí creio que tudo será normal e expectável o que já não é normal é a incapacidade deste formato para atrair novas pessoas e sobretudo gente mais jovem. O facebook canibaliza quase todo o universo "rede social" da net, é instantaneo, é o reino do "copy/paste", não é preciso pensar, muito menos saber escrever, etc, etc, já o LJ ao nível a que nós o levamos, deu trabalho e muito, mas mesmo muito prazer.

Reply


naovouporai October 7 2013, 09:42:09 UTC
Três plataformas completamente diferentes. É certo que o facebook acabou por roubar o protagonismo às outras duas, mas mesmo os blogs não estão assim tão em alta como os pintas. Bom, o Livejournal é que não está em alta de certeza. E não sei se "abrindo-o" ao mundo como referes aí nos comentários, será solução, porque o pessoal simplesmente não aprecia este formato. Na internet é tudo muito rápido, e aqui é tudo mais lento, mais pessoal, mais íntimo. Sempre achei isso, e talvez por isso continue a ser um nicho.

Reply


Leave a comment

Up