Gacktionary 31. Nacionalismo e o Hino Japonês

Nov 12, 2012 11:28

31. Você é capaz de amar outros países porque vc ama seu país do fundo de seu coração.
Se vc não conhece sua própria cultura, vc não poderia mostrá-la aos outros países, certo?
Pode alguém que nunca valorizou a própria família ser gentil com as famílias dos outros?

Esse meu comentário se refere ao nacionalismo.
Quando falam de nacionalismo, os japoneses tendem a pensar em um conceito direitista (em relação ao governo), mas minha interpretação é diferente.
Por exemplo, há até mesmo professores que são contra cantar “Kimi Ga Yo” (hino nacional japonês) hoje em dia. O que há de errado com “Kimi Ga Yo“? Eles dizem que é uma canção sobre reverenciar o Imperador e não sei o que mais. Recebi e-mails de fãs de outros países sobre isso. Eles dizem que ficaram chocados com o fato que eu cantei “Kimi Ga Yo” no passado.
Agora, por que eu cantei “Kimi Ga Yo“? Primeiro, em meu entendimento esta é uma canção de amor.
É uma canção de amor sobre as esperanças de alguém para o mundo, na qual aquele que ama existe, para manter esta paz por um longo tempo, mesmo milhares de 10 milhares de anos, tempo o suficiente para o limo crescer e se espalhar por todas as rochas. Sendo assim, esta é a canção de amor mais famosa do Japão, entende?
Não faz sentido argumentar superficialmente sem nem mesmo saber o significado da canção.
Seguindo, por que não posso cantar meu próprio hino nacional? Por que não posso amar meu próprio país?
Quero perguntar, pode alguém que não ama seu próprio país amar o país de outra pessoa? Pode alguém que não ama sua própria família ser gentil com as famílias dos outros? Como pode alguém que não é gentil nem mesmo com sua própria família ser gentil com outras pessoas?
Este é o mais fundamental princípio do amor.
Alguém que não pode nem mesmo amar seu próprio país não pode reconhecer as coisas maravilhosas de outros países. Somente se ele reconhece a grandeza de seu próprio país, ele também poderia reconhecer e apreciar a grandeza de outros países. Isto é uma coisa muito importante.
Onde quer que eu vá - Coréia, Taiwan, China, etc., as pessoas dizem que sou pró-Coréia, pró-Taiwan, pró-China, etc. Mas não quero que eles interpretem isso de forma errada. Não é que eu não gosto do Japão e prefira outros países. O ponto é que eu consigo apreciar as coisas maravilhosas de outros países porque eu amo muitas coisas de meu próprio país.
Assim, vamos amar mais nossos países. Este é o verdadeiro significado do nacionalismo. Não é um termo usado somente para defender nossos países. É como um pré-requisito que vc deve ter antes de buscar outros países.
Eu chamo isso de “neo-nacionalismo”, com a esperançaz que a próxima geração entenda e abrace este tipo de conceito.

gacktionary

Previous post Next post
Up