Sep 23, 2012 18:32
30. Não consigo tocar teclado, mas eu toco piano.
Essas são as palavras de sempre quando me perguntam acidentalmente “GACKT-san, o teclado está bom?” quando apareço em um programa musical. Eu penso, Se vc quer um tecladista, pergunte ao Tetsuya Komuro. As perguntas por si mesmas podem parecer simples se vc não pensa muito sobre elas, mas se vc responde a eles com um “OK” ou “Claro” sem pensar cuidadosamente, isso pode frequentemente levar a um problema maior depois.
Primeiro, teclado e piano são instrumentos diferentes. Sou um pianista, não um tecladista. Obvio, eu consigo tocar teclado se necessário porque ambos são instrumentos musicais tocados com as mãos. Mas se eu respondesse “Claro, o teclado serve.”so porque consigo tocar, isso significaria que abandonei uma das minhas políticas. Não estou dizendo que o teclado á ruim. É somente uma questão de minhas políticas e e como eu quero ser tratado.
Quero dizer, vc não acha que é um insulto aos tecladistas? Há definitivamente boas coisas únicas em um teclado, e se eu tivesse que usar isso de repente, não poderia expressar (minha música em) 100% com ele. Eu não quero aceitar (um pedido assim), sabendo que só conseguirei fazer metade do trabalho com ele.
Então, eu acho que é um grande erro colocar um teclado na frente de um artista que toca piano e pedir a ele para tocar o teclado. Eu não quero pessoas fazendo programas musicais baseando nestes assuntos.
A outro problema similar a este. O staff de produção dos programas tende a chamar todos os convidados de ”talentos”, não importa quem seja. Isso acontece frequentemente no Japão, e eu sou contra isso também. Não sou um talento. Sou um artista, e um músico.
Isto, que parece ser uma diferença trivial para alguns, pode tornar-se um grande problema. Isso vai influenciar o jeito como serei tratado mais tarde, e eles assumirão que não me importo com isso e podem até mesmo começar a me tratar mais e mais casualmente.
Isso é uma questão de opinião. A um talento é solicitado que ele conheça sua própria marca [no palco] e ter desenvolvido certas técnicas. Não estou dizendo que eu não poderia fazer isso. Mas neste ponto, eu alcancei uma posição em não poderia entregar 100% do que é requerido para um talento. A menos que vc os deixe saber diretamente que as marcas [de um talento e de um músico] são fundamentalmente diferentes, mesmo a menor diferença verbal pode se tornar um problema maior depois. Eles podem pensar “Porque ele simplesmente não faz isso?!“. Isso é mais fácil de entender quando a situação é reversa. Quando vc trata um talento como um músico subitamente, ele muitas vezes não pode performar ou falha no palco. Então as pessoas inevitavelmente diriam “Porque ele não pode fazer isso, ele não é um músico?“.
Exigir claramente sua posição é igualmente importante nos esportes, tais como baseball, futebol, e basquete. Uma pessoa desavisada ou um amador podem pensar que um jogador pode performar bem mesmo quando sua posição é mudada, mas do ponto de vista de um jogador profissional, simplesmente tendo sua posição (marca) mudada, pode incapacita-lo a demostrar 100%, ou mesmo 30%, de sua habilidade.
Então, estas são as coisas que eu digo a eles. No fim, acabamos usando um piano no programa.
Vc precisa entender que palavras como “Claro, sem problema” podem algumas vezes ser palavras arriscadas que levam a problemas maiores depois.
gackt