Feb 18, 2005 22:48
Arrependimento, s.m. Pesar do que se fez ou do que se pensou; sentimento de dor; contrição; mudança de opinião.
Há sempre quem diga que "não se arrepende de nada do que tenha feito" ou que "é melhor se arrepender de algo que se fez do que de algo que não se fez". Ah, sim, eu normalmente digo isso. Mas será mesmo? Quero dizer, é praticamente impossível alguém nunca ter se arrependido de algo. Pode até ser que não queira se arrepender, ou que não demonstra, mas é claro que têm sempre aquelas coisas das quais a pessoa se compunge. Se alguém pegasse todas as pessoas que já pensaram sobre as coisas que fez e aquelas que realmente buscaram mudar, acho que a diferença é um pouco grande. Por quê? Sinceramente, eu não sei.
Aí me perguntam: "E você? Já se arrependeu de alguma coisa?". Com certeza sim, embora eu ainda prefire a hipócrita teoria de que não devíamos nos arrepender de nada. Do que, exatamente, eu me arrependo? Atos concretos e pensamentos abstratos, com certeza. Me arrependo de cometer erro após erro. De ter perdido meses da minha vida com coisas das quais minha preocupação foi completamente em vão. Afinal, alguns problemas dependem do quão a sério você os leva.
Porém, algumas pessoas se ensoberbecem de si mesmos e acreditam que apiedar-se de seus próprios erros é oportunidade para se tornarem fracas. Mas o que seria uma pessoa fraca? Condoer-se seria algo que também torna alguém fraco?
Uou. Maiúsculas! E sim, eu escrevo com um dicionário do lado.