e é isto a vida: trabalhar, estrelar ovos e ouvir música?...

Nov 29, 2019 22:51

'tou a ouvir punk tuga do final dos anos 80. a demo-tape de Vómito algures no youtube é o máximo. um verdadeiro luxo: encontrar na net o que eu ouvia em gaiata no pátio da secundária, em altos berros, em cassete (devidamente pirateada porque não havia senão 50 escudos por dia para comer um bolo) no rádio da amiga Rita, para desespero do "pessoal não docente" e dos "profs" mais conservadores...

por vezes preciso de ouvir punk desse. "o meu cão é zarolho", "putos da rua" ou "sistema anárquico" ainda são, para mim, verdadeiros hinos do punk nacional. sério... :)

é o que me dá alento nesta vida. não ser surda, graças a deus, e ter forma de descobrir na net som interessante.

recentemente, poder-se-há dizer que descobri, mais ou menos de forma acidental, la grande chanson française ou lá como se diz. (limitava-me a achar que edith piaf era banda sonora óptima para vir da capital mais a Susana, numa espécie de ecoponto com rodas, de janela aberta e a queimar incenso... ("bons velhos tempos" - e depois o médico, se for preciso, diz que o prozac não dá moca...)

o meu youtube these days gira à volta de Saodaj', Zoufris Maracas, La Rue Kétanou, Délinquante e Picon mon amour... bem, já estou mais perto do meu país. há 2 ou 3 anos andava pelos países de leste, viajando a partir de casa pelo youtube, e à marrada com o polaco mais o ucraniano, que continuo sem entender nada.

depois por algum motivo descobri que havia uma coisa chamada "radio viking online" mais coisa menos coisa, porque há umas quantas. i like those.

depois, for some reason, o youtube mandou-me para muito longe da Europa, algures no meio do oceano Índico, onde já não é Europa mas faz parte da França. música linda cantada numa língua esquisita que fazia lembrar o francês mas não era bem francês. pois, foi quando percebi que tal como o português contribuiu largamente para o crioulo de Cabo Verde, também num sítio chamado Ilha da Reunião há aquilo que eu apelidei carinhosamente de "crioulo franciu" ;)

se me sabe bem, de vez em quando, ouvir uma banda "de cá" chamada Cachupa Psicadélica, também adorei descobrir Saodaj'. "saudade" :)

depois meti-me a ouvir música francesa. e não é que ando a ouvir disso à força toda? já descobri uns tais Zoufris Maracas, uns tais La Rue Kétanou - ambos metem versos cantados na minha língua pelo meio das canções, o que é interessante - e curti boé umas mocinhas chamadas Délinquante e uns outros Picon mon amour. daqueles francius de acordeão e tudo. e Moriarty, que cantam num inglês perfeito, pois são franceses de origem americana. muito bom, também.

francês é tão fácil que a poesia se entende mais ou menos. eu não gostava de francês quando estudava francês. mas como tenho facilidade com línguas estrangeiras, mesmo sem estudar como deve ser - só estudava para o teste, na véspera e sem abusar - acabava por tirar 99% no teste e a stora Leonor dizia-me que se eu gostasse de francês tirava uns 120%. :)

já não me lembro de muita coisa mas consigo entender o contexto e tiro umas por outras.

falar das músicas que vou descobrindo por aqui dá-me alento. mas não sei como me estou a aguentar. sexta feira à noite e eu feita num caco.

e como estou feita num caco e a música está boa, vou deixar este post por aqui...
Previous post Next post
Up