Quem anda pelo fórum da Horizontal já se deve ter deparado com
este tópico, onde nos dão a conhecer um artigo, publicado na TELECABO, onde um ignorante qualquer vem, mais uma vez, estereotipar o Hiphop. (
Artigo aqui)
Caro Director da TELECABO,
Venho discordar do vosso colaborador Pedro Amaral, relativamente ao artigo “Dúvida 2” a propósito do novo canal da MTV, MTV BASE, onde diz que o Hiphop é uma “versão políticamente correcta, apopizada, do rap”, entre outros comentários igualmente ignorantes.
Parece-me uma opinião parcial e triste, de alguém que não faz a menor ideia a que se refere. Dizer que a audiência do Hiphop se restringe à comunidade norte-americana negra e aos subúrbios ingleses é um desprezível estereotipo, que se pode reproduzir no sentido inverso dizendo que a audiência da música Dance se resume aos adolescentes na idade da prateleira e pastilhados. São formas de ver a música muito redutoras e deprimentes.
Assim, como forma de repôr a verdade, desejo esclarecer que o Hiphop tem uma cultura por trás, reconhecida pelas Nações Unidas (coisa que a Dance Music não tem) e não é de maneira nenhuma apreciada apenas pelos grupos raciais/regionais mencionados. Tem um público amplo e heterógeneo, que se diversifica tanto quanto o próprio hiphop dentro do seu estilo.
Permita-me elucidar-vos quanto à diferença entre música rap e Hiphop:
“O Hiphop engloba a sua vertente musical, é uma parte de si. Porém, nem toda a música rap é Hiphop. Como se distingue uma da outra? Normalmente, é intuitivo. Uma música dentro do espírito do Hiphop acrescenta-nos sempre alguma coisa, põe-nos a pensar ou diverte-nos. Mas, em caso de dúvida, temos sempre a Declaração de Paz do Hiphop, que enumera os princípios do Templo do Hiphop e da Kultura em geral.”
Para uma visão mais pormenorizada (e pessoal) acerca deste assunto, escrevi um texto onde aprofundo este tema aqui:
http://www.livejournal.com/users/nicolau/73476.html Se desejar conhecer mais acerca deste assunto, encaminho-o para os sites das intituições e entidades mais acreditadas e com certeza mais habilitadas para falar do que eu:
http://portugal.hiphopnation.org/numeros/num11/default.php http://www.templeofhiphop.org/ http://www.looprecordings.com/ http://www.zulunation.com/ http://www.horizontalrecords.com/ http://www.matarroa.com/ Espero ter contribuido para a clarificação deste assunto,
Joana Nicolau
No entanto, espero que desta vez não se caia nos mesmo exageros daquela vez que o Jornal de Notícias se decidiu a gozar com com o Hiphop. Também escrevi o meu protesto, mas quando apareceu o abaixo assinado levei as mãos à cabeça...