Maior árvore de N@tal da Europa em Lisboa
A cidade de Lisboa terá este ano a maior árvore de N@tal da Europa. Com 62 metros de altura e dois milhões de lâmpadas, o gigantesco pinheiro já está a ser instalado nos jardins em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, na Praça do Império, em Belém, e será inaugurado no dia 19 de Novembro.
Trata-se de uma oferta do Millennium BCP que o presidente do conselho de administração da instituição financeira, Jardim Gonçalves, fez ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho.
Árvore de N@tal BCP 2004
Para iluminar o espírito natalício dos lisboetas, a estrutura, que permanecerá no local até 6 de Janeiro de 2005, terá uma altura equivalente a um prédio de 20 andares, dois milhões de lâmpadas, 17 quilómetros de mangueira luminosa, 320 metros de néon e oito moving heads.
A iniciativa insere-se no programa de actuação cívica do Banco que visa “interagir com a sociedade e contribuir para a transformação do espaço urbano de uma maneira respeitosa”, esclareceu Jardim Gonçalves que, disse, “é num espírito de Belém que vamos oferecer à Câmara Municipal de Lisboa esta árvore”.
O presidente da CML agradeceu ao BCP e desejou que “esta árvore ilumine todas as pessoas no Natal do primeiro ano bissexto do século XXI”. Carmona Rodrigues explicou que a escolha da Freguesia de Santa Maria de Belém para instalar a árvore não foi aleatória e integrou a iniciativa “no objectivo de reforçar a componente de lazer, recreio e cultura que devemos dar à cidade”.
http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=6937&id_categoria=11 Exmos Senhores Jardim Gonçalves e Carmona Rodrigues,
Venho por este meio criticar esta vossa iniciativa que não passa do maior desperdício de dinheiro, electricidade e matéria prima.
Por causa destas coisas é que odeio o N@tal e o mito que é o espírito n@talício, gostava de saber o que é que 1 bacamarte com a altura equivalente a 20 metros de altura têm a ver com "interagir com a sociedade" (que bela interacção e bastantee duradora) e "contribuir para a transformação do espaço urbano de uma maneira respeitosa" (realmente 1 bacamarte com esta altura a tapar os Jerónimos é uma maneira respeitosa) e gostava de saber também em que é que o referido bacamarte se insere na componente "cultural" de que fala o Sr Presidente da Câmara.
Exmos Senhores do BCP e do CML não seria melhor gastarem o dinheiro e a electricidade duma maneira sensata e que daria 1 significado real ao espírito n@talicio, darem 1 n@tal melhor aos sem abrigo por exemplo, abrirem 1 instituição de apoio a pessoas menos favorecidas, que tal ?
Pensem lá nisso e deixem-se de espectaculares bacamartes n@talícios só para a fotografia e para exibirem a vossa figura de bénemeritos (a caridade não publicitada é tão bonita).
Cumprimentos,
J