O escritor José Luís Peixoto tem uma página na plataforma Instagram, onde, entre outras, vai publicando fotografias das suas viagens; e Peixoto é um grande viajante, como já sabemos através do relato que escreveu sobre a primeira das suas viagens à Coreia do Norte.
Neste momento o escritor está a viajar pela Malásia (hoje publicou fotos sobre o grande prémio de F1); além de Kuala Lumpur, já pôs fotos de Putrajaya, a cidade construída para ser sede de governo (da mesquita, que eu visitei e onde tirei fotografias com um vestidinho cor de rosa que tive de pôr porque estava de calções), e de Malaca, onde ainda são visíveis, e audíveis, as marcas da presença dos portugueses. E de KL, fotos das Batu Caves, de Bukit Bintang, além das icónicas e incontornáveis Torres Petronas.
Tudo lugares que visitei em novembro de 2006, durante as quase três semanas que lá passei, de férias. Foi uma viagem um pouco estranha, onde ganhei uma grande amiga e perdi outra; onde havia sempre um clima de grande tensão, e por vezes mesmo de conflito aberto e agressivo; onde algumas vezes desanimei e me arrependi de ter ido e desejei que acabasse depressa.
Mas foi uma estadia muito intensa e que deixou recordações muito fortes e impressivas. Tive a oportunidade rara de andar no meio das pessoas, de apanhar os transportes públicos, de comer nos restaurantes onde as pessoas iam todos os dias, sobretudo jantar, de viajar de carro e num incrivel comboio nocturno, de conhecer muitas pessoas, que deixaram em mim uma marca que nunca esmoreceu. O ponto é que tenho muitas saudades dessas férias, e as fotos que José Luís Peixoto tem posto no Instagram têm-me ajudado a perceber que essa viagem à Malásia foi das melhores que eu fiz. Razão para estar sempre muito grato às minhas amigas com que a partilhei, mesmo que com uma delas, essa viagem tenha significado um corte definitivo.
O link para o Instagram de José Luís Peixoto é o seguinte:
instagram.com/joseluispeixoto ____
edit: em especial para o João Máximo, aqui fica uma foto da visita à mesquita de Putrajaya.