Feb 01, 2013 09:49
Já vos falei em geral das razões que nos levaram a mudar de país.
Quando cheguei cá o T. já cá estava a trabalhar desde Junho. Sim porque mudar de país não significa apenas decidir que se mudar pegar nas trouxas e vir. Pelo menos para nós não. Há todo um processo de planificação.
Como disse o T. veio primeiro, teve a sorte de ter alojamento pago pela empresa e eu fiquei em Lisboa a tratar de todo o resto. Despedi-me com 3 meses de aviso, avisei o senhorio atempada mente e fui tratando das mudanças e tudo o que isso implicava.
Cheguei a Zurich sem emprego (Eu aprendi a ser uma pessoa confiante e queria fazer as coisas com calma e corretamente para não haver desagradáveis surpresas, portanto não vi isso como sendo uma maluqueira). Então, mal cá cheguei inscrevi-me num curso de alemão. Tinha as manhãs mais ou menos ocupadas, e foi a melhor coisa que fiz, pois fiz logo amigos. De tarde organizava-me lá pela casa "da empresa" e procurava apartamentos online, fazias a compras e tentava praticar ao maximo alemão. Todos me diziam que procurar casa em Zurich é uma verdadeira odisseia, extremamente difícil, especialmente para estrangeiros.
La fui marcando para ver casas que nos interessavam e que estavam dentro do orçamento ( isto contando no momento apenas com um ordenado) e lá fui entregando candidaturas. Sim porque aqui quem escolhe se estão aptos pra alugar uma casa é o senhorio, e a candidatura é um verdadeiro interrogatório, querem saber, idades, se têm filhos, onde trabalham há quando tempo estão no país, o salario a até tens de colocar referências. E desengane-se se acharem que podem colocar qualquer pessoa como referência, eles telefonam mesmo para confirmar os dados que lá colocaste!
Posso dizer que tivemos sorte, sorte ou então fomos espertos. Enquanto ouvia dizer aos colegas do Alemão ou até colegas de trabalho do T. que já andavam à procura há meses e nada, nós arranjamos casa em mais ou menos 15 dias. Depois de ir ver um dos apartamentos que nos interessavam e depois de entregar a candidatura, passados uns 2 dias liguei para saber de feedback. Como não falavam muito muito bem inglês e o meu alemão não passava do "Hallo Guten Morgen, ich habe eine Frage" decidi passar na agência imobiliária pessoalmente. Quando lá cheguei informaram-me que tinham confirmado os dados e referências e que sim éramos candidatos aceites, apenas não nos podiam alugar aquele apartamento por ser um T1 e nos éramos um casal. What? Parece que aqui por haver escassez de casas disponíveis e haver muitas pessoas solteiras a virem para cá trabalhar, deixam os T1 para solteiros e casais, famílias whatever, têm de alugar apartamentos maiores. Mostraram-me a planta de um T2 na mesma urbanização, disseram-me o preço e perguntaram se continuava interessada. Disse imediatamente que sim e marquei para verno dia seguinte. Resolvido, numa semana tínhamos contrato assinado! Parece fácil ;). Contratos de Aluguer, essa historia fica para depois.. Depois de ter apartamento a próxima etapa foi mobilar dentro das nossas possibilidades.... Lojas de Móveis ,isso ficam para outro post porque esse tópico está cheio de peripécias pra contar. Uma vez instalados no novo apartamento lá pra Outubro comecei a alargar o meu network profissional, atualizar melhor o Linkedin, adicionar-me a grupos de interesse, e no mês seguinte já estava a trabalhar...
Nem tudo são rosas aqui neste país, é preciso muita determinação e vontade para se conseguir alcançar os objetivos propostos. Mas uma vez alcançados é um dos melhores satisfações que se pode ter!
Tschüss!