Corto minha franja e dá certo!

Jun 23, 2008 02:21

Depois de ter cortado, eu mesma, a minha franja várias vezes e de ter errado e acertado bastante, aqui vão algumas considerações que vão ajudar se você quiser cortar a sua franja sozinha:

ANTES DE CORTAR
- Muito importante: não comece a cortar movida por emoções. Não adianta chegar puta da vida em casa porque o cabeleireiro não fez do jeito que você queria e pensar raivosamente "Corto eu!" (experiência própria). Pode-se até tomar a decisão de cortar, mas cortar só em outra hora (nessa situação, melhor no outro dia).
- Não corte com pressa. Não se arrisque a fazer a "operação" com limite de tempo.
- Tenha paciência durante todo o processo. Não fique agoniada porque tem que ficar ajeitando toda hora pra lá e pra cá antes de cada tesourada. Também não se desespere se algum cortezinho sair errado; muitas vezes, se você tiver paciência e calma dá para consertar.
- É necessário saber o tipo de franja que se quer. Não se limitando a saber se é reta, de lado ou maior nas laterais (para saber isso, leve em consideração o tipo de cabelo que se tem, a disposição para o possível uso diário do secador e o formato do rosto). Deve-se saber também onde ela deve começar; normalmente, segue-se a linha das sobrancelhas, mas no meu caso, a linha é menor e se você quer uma franja do tipo da dos índios, a linha é maior. A quantidade de cabelo da franja é crucial. Afinal, creio que você não vai querer ficar com a franja sem cabelo de Sandy há muitos anos.




Para saber o tipo de franja específico nada melhor do que ficar simulando em si mesma. É chato ficar dividindo o cabelo pra lá e pra cá, mas é completamente necessário decidir.
- Coloque ao alcance das mãos tudo que você irá precisar: prendedores, pente(s) e tesoura(s); é muito desconcentrante precisar de um pente mais fino, por exemplo, e ter que ir buscar em outro lugar.
- Separe a parte que será cortada do resto do cabelo com prendedores ou faixas para não atrapalhar.

CORTANDO
- Uma boa maneira de começar a fazer se você quer uma franja maior nas laterais é juntar o cabelo, enrolar girando no meio e cortar. Para isso, não esqueça de pegar todos os fios (usando o pente e não os dedos!) e de deixar a tesoura reta na hora do corte. Depois disso, alguns ajustes terão de ser feitos, mas o processo ganha muito mais facilidade.
- Lembre-se que não há nada pior do que uma franja mais curta que a desejada, então corte sempre um pouquinho de cada vez. Leva mais tempo e dá mais trabalho, mas tenha paciência porque assim as possibilidades de erro são pequenas e se você errar, certamente dará para consertar.
- Pode-se cortar o cabelo molhado ou seco, escovado ou não, porém, tenha em mente que depois haverá alguma diferença. Por exemplo: depois que o cabelo seca, perde alguns milímetros, mesmo que você o deixe o mais liso possível.

DEPOIS DO CORTE
- Se deu tudo certo, você pode se perguntar porque gastou tanto dinheiro com cabeleireiros se você era uma expert e não sabia.
- Se não deu completamente certo e você ainda está se perguntando por que não tem a franja de Liv Tyler, já que fez tudo direitinho, saiba que o corte, apesar de ser a parte principal, não é tudo. Deve-se ainda analisar o tipo de fio, grosso ou fino, e o nível de oleosidade e de hidratação.
- Se deu errado não me culpe. A culpa é toda sua e essa é uma das partes legais de fazer a coisa você mesma. É melhor ter raiva de si mesma que do cabeleireiro inútil.
Mas tenha calma. Você ainda pode secar, passar a prancha, puxar para um lado e puxar para o outro para saber se não tem jeito mesmo. Caso não tenha, recorra às faixas, presilhas e plecs que podem amenizar, para não dizer esconder, a situação.
Também serve de consolo pensar: cabelo cresce!
Previous post Next post
Up