Jan 07, 2013 14:35
Parece que é recorrente. Duas a três vezes por semana um senhor vasculha insistentemente o caixote do lixo aqui da minha rua, aqueles caixotes grandes, verdes e fundos. Procura comida, decerto. Vai guardando o que encontra num saco que leva para o efeito e tem um ar um pouco desmazelado, parecendo ser um sem-abrigo (sem certezas), não ligando às pessoas que vão estacionando para irem para as suas casas.
Vi-o já 2 ou 3 vezes por aqui. Julgo até, quando o observei de casa sem ele poder notar, que levou umas coisas congeladas que deitei fora naquele dia por terem mais de um ano e saber que não se iriam mais comer.
Queria ajudá-lo mas não sei como. Sei que há instituições que o podem ajudar, o Banco Alimentar, por cá até temos mais do que uma instituição a distribuir comida, não percebo porque não vai até lá, vergonha, será?... Tenho receio de ir ter com ele e ele responder bruscamente ou não gostar do acto. Não lhe queria dar propriamente dinheiro, mas talvez comida, mas nem sequer sei se tem sítio onde cozinhar comida, teria de ser algo que pudesse comer sem cozinhar (fruta, pão), ou um prato quente. Mas não sei se terei coragem de ir ter com ele.
Que fariam vocês?...