Gacktionary 34. Viver de corpo e mente

Nov 12, 2012 16:21

34. Mesmo que vc tenha o corpo de um ser humano,
se não há nenhuma vontade nele, podemos realemnte chamá-lo de humano?

Estas são as coisas que disse quando criei a estória com o tema ciborgue para os concertos chamados VISUALIVE, “Requiem et Reminiscence”. Na última cena, o personagem principal, que está à beira da morte com um corpo de ciborgue que foi destruído e que no entanto recuperou sua alma humana, fica cara-a-cara com um oficial superior que tem corpo humano mas perdeu sua alma. Qual é mais humano? Isso é um tema para a humanidade.
Se vc não tem a determinação para existir como um ser humano decente, para crescer como um ser humano, e se comunicar como um ser humano, imagino se vc pode dizer que está vivo. Isso pode soar rude, mas se alguém não vive sua vida com o conhecimento de que está viva, imagino se já não se tornou inumano.
A principal unidade de um ser humano é a mente, não o corpo. Mas neste mundo as ações de muitas pessoas acontecem como reações. Como aves migratórias ou búfalos, todo mundo começa a voar assim que um único pássaro começa a voar, ou todo mundo começa a correr quando um único bufalo começa a correr. Isso não funciona. Vc tem que pensar nas razões de sua existência neste mundo. Caso contrário, vc vai bater suas asas desesparadamente, e antes que perceba, vc pode somente dizer “Porque todos os outros estão voando” quando perguntado porquê. Sem realmente entender o que ocorre em sua vida, vc acabará por morrer em tristeza. Isso é totalmente sem propósito.
Vivendo uma vida assim, imagino se a pessoa pode ser chamada de humana. “Vida” [生] é uma palavra muito enganosa, e há uma vasta diferença entre “Eu vivo” e “Estou tentando viver”. “Eu vivo” expressa o funcionamento de uma vida em sentido normal, enquanto “Estou tentando viver” indica que a vontade de uma pessoa envolve o ato de viver. A vontade de uma pessoa é o que a move. Sem perceber isso, vc não pode existir como ser humano. Isso não seria um desperdício?

gacktionary

Previous post
Up