Outra carta

Jan 16, 2007 11:01

Lola e Umbro,
Não sou uma pessoa religiosa e não rezo. Mas entendo o sentido do que a Lola diz e entendo que há mais interpretações para o que ela chama de prece. Eu chamo isso educação. Fazer com que os outros saibam, ouçam, se conscientizem. O que a Lola está fazendo é chamando a atenção para um conjunto de problemas muito sério. O povo aí no Brasil está muito distante do centro dos acontecimentos, e de certa forma pensa que está imune. Problemas como imperialismo, guerra e destruição do meio ambiente são seríissimos, e devo te dizer Umbro, se a coisa continuar no pé em que está, não vai haver "evolução", pelo menos para os seres humanos. Uma amiga minha observou outro dia, talvez o planeta sobreviva aos horrores que nós humanos estamos criando, mas nós vamos sobreviver? Duvido. Somos como ratos infestando a nossa jaula com urina até que todos morramos de pneumonia. A "pneumonia" nessa pequena parábola se chama aquecimento global e está em pleno andamento. As reservas de água também estão extremamente devastadas, poluídas e levarão séculos para se reestabelecerem. A gente não faz àgua na fábrica... A terra leva muitas vidas de Umbros ou Lolas ou Urubuquaquas para reciclar o que a galera desperdiça tão alegremente lavando o carro no sábado ou empestando com venenos para lavoura, ou desviando em imensos aquadutos de um país para outro. E adivinha? George Bush, Steve Harper (nosso primeiro ministro aqui no Canada), os fdp que está no governo da Austrália, da China e da Inglaterra, para citar alguns, têm tudo a ver com isso. Assim como tem o infame ataque ao Iraque, os estupros de meninas e massacre de crianças e velhos, a destruição e a morte, o ódio e o preconceito universal que estão sendo gerados pela necessidade dos amigos do senhor Bush de controlar o preço do óleo e da gasolina. A inconsciência ou o egoísmo do povo daqui ajuda os cabeças de governos e corporações a ficarem cada vez mais ricos. O consumismo da sociedade daqui é a certeza de que países como o Brasil serão sempre pobres e a serviço de uma gente que quer se acreditar superior para continuar mantendo seus privilégios.
Hitler? Não sei. Racista, assassino, corrupto, mau caráter com certeza o Bush é. E aí vai uma correção. Ele foi eleito por muitos americanos, mas não pelo povo americano (que em sua maioria está muito ocupado fazendo compras para votar). Ele teve mais do que a metade dos votos. Há conversas de fraude. Há uma metade de americanos votantes que não o elegeram. Há gente que luta contra injustiça nos EUA, muita gente.
Só pra terminar, vejo que meu texto ficou uma colcha de retalhos, abordando de tudo um pouco, mas gostaria de te dizer Umbro, que este assunto é polêmico e longo, e por isso mesmo deve ser debatido. A gente "paga" os políticos e se a gente não ficar de olho eles fazem merda. Tem que eleger bem, tem que fiscalizar, tem que ser cidadão, do Brasil, do Canadá, dos USA, (da Itália?) e do mundo. Ou deixar que a m se exploda. Eu, como disse, tenho uma filha pequena. Por ela, no mínimo, quero que o mundo viva e e melhore.

Previous post Next post
Up