never been good enough, so?

Jun 06, 2023 02:26

ouch. o que é estar a reencontrar-me. comecei por alterar a música que ouvia. naturalmente absorvi as novidades que conheci e voltei a situar-me. ando a ouvir sopor novamente <3. sopor merece um <3. desde 1996 que oiço.

a depressão chateia de forma intermitente. ou quando está p/ vir o período. ou durante. ou depois. não é previsível, varia conforme o mês... de forma que já não sei como lhe hei-de chamar. tpm? tdm? tdp? whatever.

a ansiedade, essa, chateia sempre que tenho que sair de casa. sem querer fiquei como a AV de sopor - sem conseguir sair de casa... mas o médico reformou-se e nunca mais tive direito ao meu ansiolítico preferido, que já só tomava em sos. o parente mais fraquinho da família do alprazolam, que eu partia ao meio pois bastava. há valdispert e já gozo. e 1 técnica de respiração que aprendi em teatro, no 9º ano...

back to the music thing.
além de sopor também ando a ouvir ren. portanto faço como ele, que é 1 puto exemplo de verdadeira resiliência, e saco do meu lado controlado.

sempre adorei música. acho que a panca veio do meu pai. onde ele estivesse, tinha que haver uma telefonia, daquelas velhas, mesmo a pilhas, que na época não havia mp3 nem youtubes nem nada. a telefonia tinha que estar sempre a tocar. ele era assim. e sabia tocar o bandolim e flautas.

eu (acho que) sei cantar um pouco. e se aprender 1 ritmo no djembé consigo mantê-lo. e já inventei 1 ou outra cantiga na minha cabeça mas não sei escrever música a não ser por números. quando era miúda era assim que fazia...

quando tive o covid, em finais de novembro, princípios de dezembro, aprendi a letra de uma canção que creio que é em idioma rom... ederlezi.

reza a lenda que durante a coisa mundial 2, um cigano seguia com toda a família, apinhados num vagão qualquer para um campo de extermínio e criou ali mesmo a canção. ele sabia que seguia para a morte. mas a canção era tão linda que sobreviveu.

após 14 dias de covid consegui ter finalmente fôlego para cantarolar a canção enquanto ouvia a minha versão preferida, que é a da sandra sangiao. que voz a dessa jovem senhora!

sabes o que é ter voz de bagaço como eu e teimares em cantar o ederlezi?... é meio surreal. mas o meu gato ouve-me cantá-la todos os dias (e os vizinhos, oops...) e ainda ninguém se queixou.

"ederlezi" é uma canção de resiliência. ainda bem que a aprendi.

a minha mãe deixou-me o condão de ser uma "maria encolhida" porque também era. ela não desafinava mas só cantava baixinho, em falsete tímido e acrescentava um hmmmmmmmmm desnecessário no final de cada verso. eu dizia-lhe p/ não fazer isso, que a canção não tinha "hmmmmmmm" nenhum no fim. mas era mais forte que ela...

eu mesmo não tendo grande voz, até ataraxia me atrevo. mesmo que não chegue lá. quase que chego... não é com a pujança da francesca mas é com o meu atrevimento.

se queres aprender a cantar qualquer coisa escuta quem é mesmo muito bom/boa e tenta acompanhar. e quando aprenderes canta à tua maneira. quem canta seus males espanta, era assim que a minha mãe dizia.

no verão passado eu e uma colega que também fuma, fomos ao jardim fumar o cigarro da praxe (cigarrilha pra mim of course...) e uma de nós deve ter acabado primeiro. e estava tanto calor que me lembrei de uma velha cantiga "pop" dos anos 80 - "40 graus à sombra"- comecei a cantar o refrão e a minha colega gostou. lol

mas eu só canto para espantar os meus males, mesmo... uma das poucas vezes que me atrevi a cantarolar em frente a/com alguém foi no carro de um amigo que foi ter comigo para um cafézito de final de tarde. e eu toda atrofiada - tadinho do moço que teve que me aturar. acabamos a cantarolar o "my way" do sinatra. ooops. é certo que o meu amigo canta karaoke e tem uma voz melhor que eu, mas do que me recordo creio que estive mais ou menos longe de desafinar. (logicamente uma gaja com voz de bagaço sente-se mais confortável com vozes masculinas...)

*cut*

(aquele momento em que estás precisamente a ouvir uma canção no youtube que começa num tom bastante grave e consegues acompanhar essa parte mas depois o senhor em questão passa para a voz manhosa que o tornou famoso no país dele e isso tu alcanças as notas mas não o tom... lol)

mas e daí não sabes... uma vez estavas aqui a ouvir um som da mongólia e o throat singing intrigou-te e quase conseguiste...

whatever. estou a ficar com sono. é tarde e ainda tenho cogumelos shimeji p/ passar por água. deixemo-nos, portanto, de cantigas...
Previous post
Up