Jan 13, 2007 01:40
Fazer curso de línguas é algo meio novo pra mim. A única vez que cheguei mais perto de aprender algum idioma em um curso foi em 1997, quando minha mãe me inscreveu no CCAA pra começar a aprender inglês "de verdade". Eu implorei pra sair depois de uns três meses, e ela acabou concordando em me tirar do curso. Não sei explicar o porque, mas eu tinha verdadeiro horror de inglês quando comecei a aprender. Antes de começar a ter aulas de inglês na escola, eu só havia começado a aprender francês No Colégio Franco-Brasileiro. Aliás, lembro-me até hoje: era dia 14 de agosto de 1995 quando saí do Franco-Brasileiro e tive meu primeiro contato com a língua inglesa no colégio novo. Minha avó me esperava sentada na praça em frente ao colégio, quando cheguei me desfazendo em lágrimas e soluçando, dizendo que não queria nunca mais na minha vida aprender inglês, que era uma língua horrível e que não ia me servir de nada. Haha, silly me... Na época nem eu desconfiava que, quatro anos depois, eu me interessaria tanto por inglês a ponto de aprender a língua por conta própria.
Terminei hoje a minha primeira semana do curso de russo, e é incrível o quão maravilhoso é aprender as coisas quando estamos realmente afim, ao invés de estarmos sendo 'forçados' pelos pais ou pela escola. É uma sensação tão boa pra mim quanto, por exemplo, ter aulas de indumentária. Na verdade é ainda melhor, porque ambiente no Centro de Cultura Eslava é maravilhoso, ao contrário do ambiente da porcaria do fundão. Mas deixemos o Fundão de lado e voltemos às línguas...
Estou voltando a estudar francês, quase 12 anos depois de ter parado os meus estudos no colégio francês. Dessa vez estou aprendendo por conta própria, e pra minha surpresa eu não estou tão enferrujada quanto pensei que estivesse!
Se as aulas de russo e as lições de francês estiverem indo bem até março, eu devo começar a aprender romeno ou alemão.
Minha ambição do momento? Um teclado com caracteres latinos e cirílicos =D
línguas,
francês,
inglês,
russo,
cultura eslava,
romeno