Feb 17, 2003 17:48
Aceitar a verdade de cada um ou considera-la apenas um palpite é outro fato.
Percebi estar passando por uma crise "existencial" (vou chamá-la assim), sinto medo, angustia e anseio de saber quem eu sou e porque aqui! Mesmo lendo livros rodeando esse tipo de assunto atrás de respostas ainda possuo meu grande ponto de interrogação, espero (não sei) que com o passar da adolescência essas crises se amenizem.
Partindo de uma conclusão percebi que meu estado emocional está forte, mas minha matéria deseja (como sempre desejou) conhecer sua real existência e o seu começo. Poderia elaborar mil explicações lógicas, muito reais e esclarecedoras, mas nada me provaria se estaria com a razão, por isso desisti pois vi que estava tentando racionalizar uma conclusão preestabelecida (ligando fatos e idéias, para me provar o que eu já tinha em mente, mas nem tudo que é lógico e coerente, necessariamente é verdadeiro).
A Racionalização é muito diferente do Raciocínio. Quando Raciocinamos buscamos uma resposta que não se tem; Racionalizando tentamos provar que a resposta que se tem é verdadeira.
"Eu penso 99 vezes e não chego a conclusão alguma, mas quando paro de pensar surge a verdade"
Einstein
Ele disse que é necessário pensar para chegar a uma conclusão verdadeira, porém o raciocínio não é uma garantia de que chegaremos a verdade, mas criamos uma condição para que ela surja, e às vezes nos surpreendemos se temos em mente uma idéia de verdade (imutável, às vezes imposta) e nos deparamos com outra tão real quanto a nossa porem inviável aos nossos conceitos, mas se olharmos para um passado não tão próximo e atentarmos para os pensamentos dos consagrados filósofos, cientistas etc..; notaremos discordâncias em muitos pontos fundamentais por eles enunciados.
A verdade que emerge o ser humano é relativa, é uma interrogação do homem com algo que ele mesmo busca, à medida que o homem apura seu grau de percepção sua verdade evolui, pelo aumento de sua possibilidade de fazer contatos Cósmicos (no dizer Rosa Cruz). O que ele pode compreender vai se tornando mais abrangente, porém jamais pode ser a verdade Absoluta. Como no dizer bíblico “ver Deus é morrer”.
Posso continuar levantando hipóteses o resto de minha vida, pois nunca poderei expressar a Verdade Absoluta, e sim o que posso continuar lendo e absorvendo conhecimentos que são o verdadeiro alimento para minha mente e me ajuda a buscar a verdade às vezes criada por mim, e um conselho que dou é que além de nos alimentarmos de toda sabedoria que grandes escritores e estudiosos nos passam com seus livros, trabalhos inteligentes e construtivos, nunca devemos ser seguidores cegos e subservientes de ninguém, assim progressivamente na busca da nossa verdade, ela só surge com uma harmonia interior, por outro lado, todo aquele que a busca está certo que há uma harmonia no universo, pois sem ela não poderia haver conhecimento, nem ciência, nem hipótese, nem reflexão.... nem nós!
Do mesmo modo não entrarei em desarmonia com meus leitores que não pensam da mesma forma que penso, mesmo porque não devemos aceitar passivamente aquilo que não nos convém por ser apenas aparentemente bonito e filosófico.
Hoje comemoro um ano e vinte dias de livejournal, agradeço a todos que estiveram aqui compartilhando momentos tristes de minha vida intima, aos comentários e amigos que por meio deste journal fiz...