o t. gosta de dean & britta, já conhecia o dean de projectos como os Galaxy 500 e dos Luna. falou-me de um espectáculo qualquer que eles iriam dar em vila do conde, que descobrimos ser no festival de curtas de vila do conde, coincidiu com o fim de semana em que estávamos na póvoa e decidimos ir ver o suposto 'filme-concerto'. tínhamos visto um no ano passado, com a orquestra laudano a musicar um filme de f. w. murnau, chamado aurora, e gostámos bastante. durante a tarde de sábado, antes do concerto que seria à meia noite, enquanto lia o ipsilon, descobri que não seria bem filme concerto, que a película eram screen tests feitos por warhol:
"“13 Most Beautiful...Songs for Andy Warhol's Screen Tests”, um projecto comissariado pelo Andy Warhol Museum e Pittsburgh Cultural Trust, apresenta 13 dos clássicos testes de imagem de Andy Warhol, onde aparecem Nico, Lou Reed, Edie Sedgwick, Dennis Hopper, entre outros. Originalmente concebidos na década de sessenta, na Factory, em Nova Iorque, os screen tests são agora apresentados ao vivo com uma banda sonora de Dean & Britta (EUA) composta por originais e algumas versões.
Entre 1964 e 1966, Andy Warhol filmou cerca de 500 testes de imagens, revelando centenas de diferentes indivíduos, desde artistas famosos a pessoas anónimas, todos visitantes da Factory. Os testes eram captados com a máquina de 16 mm Bolex, em silêncio e a preto e branco. O resultado de dois minutos e meio era depois apresentado em câmara lenta, resultando numa fascinante colecção de verdadeiras obras-primas com cerca de quatro minutos cada.
Os 13 testes de cinema incluem Paul America, Susan Bottomly, Ann Buchanan, Freddy Herko, Jane Holzer (Toothbrush), Dennis Hopper, Billy Name, Nico, Richard Rheem, Lou Reed (Coke), Edie Sedgwick, Ingrid Superstar e Mary Woronov. "
fomos ver e foi dos melhores espectáculos dos últimos tempos. o conceito está espectacular, as músicas muito adequadas a cada 'personagem'...não sei o quê exactamente, sei que durante para aí 1h20min estive completamente hipnotizada a olhar para a tela do teatro, a absorver os pormenores de cada face, de cada expressão a incorporar as histórias de cada personagem. se alguém tiver hipótese de apanhar este espectáculo, eu recomendo!
este foi um dos que gostei a mais, a Ingrid Superstar, tem assim o conjunto nariz, boca e queixo mais bonito que eu já vi, e também a foto promocional do espectáculo, juntamente com uma foto do dean e da britta.
warhol filmou cerca de 472 screen tests, e eu era capaz de os ver todos.