Respondendo o pedido do
setemares!
1) Diabetes: Um livro muito doce.
Logo de primeira já foi difícil decidir um livro pra botar aqui porque eu não costumo ler histórias com muito mimimi ou romancinhos e tal, sempre evito. Mas passando o olho pelos meus livros me deparei com um que talvez caiba aqui como uma luva, que é o Pollyanna. É um livro tão doce por ser tão ético e contar a história dessa menina que faz tudo com o coração e inocência. Acho que pode ser o livro mais doce que já li, ou um dos.
2) Catapora: Um livro que você pegou para ler e nunca mais vai pegar de novo.
Pra esse item eu poderia citar vários que nunca terminei de ler, mas preferi escolher um livro que eu já li inteiro pra poder falar com alguma propriedade. Escolhi o Cidade da Penumbra, da Lolita Pille, porque foi um dos livros mais frustrantes que eu já li. Esperava por uma história que fizesse sentido, mas a narrativa é totalmente confusa e bagunçada, sem um linearidade no mínimo aceitável, e a história é uma montanha russa sem fim. O cenário é a única coisa que eu achei interessante, mas que também foi mal explorado pela autora. Apesar de eu adorar os outros dois livros dela, esse sobrou pra pegar poeira na estante.
3) Ciclo Menstrual: Um livro que você relê constantemente.
Difícil eu ler um livro mais do que três vezes, mas eu posso considerar aqui a saga inteira de Harry Potter, por já ter lido mais do que isso e continuar lendo esporadicamente.
4) Gripe: Um livro que se espalhou como vírus.
Jogos Vorazes. Eu li a trilogia logo depois do primeiro filme ter saído, então peguei a onda viral como a maioria das pessoas. Virei um fã sim, gostei bastante de tudo. Acho que o que mais me atraiu na trama foi a maneira como tudo se desenrola, como a história é contada. Na minha opinião a autora conseguiu criar um universo próprio e aproveitá-lo da maneira correta, sem deixar pontas soltar como muita gente por aí anda fazendo em distopias e fantasias baratas.
5) Asma: Um livro que tirou seu fôlego.
O Tormenta de Espadas, do George R. R. Martin. É o terceiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que eu poderia ter citado no item de cima, mas deixei pra falar aqui. A série toda me tira o fôlego, só que esse livro é de longe o que mais me fez suspirar de surpresa diversas vezes seguidas. É o mais gigantesco da série, com trocentas páginas de surpresas, mortes e reviravoltas que me fizeram sentar na cama e parar por um momento antes de prosseguir. Quem assiste a série sabe que é assim que acontece, mas o livro tem muito mais a mostrar do que a televisão.
6) Insônia: Um livro que te tirou o sono.
O Olho do Mundo, do Robert Jordan. Me tirou o sono literalmente, porque eu fiquei horas a fio durante a madrugada lendo e lendo e lendo até que o livro acabasse, porque a história é de uma magnitude surpreendente, que me fez, inclusive, começar a preferir essa saga de fantasia do que a que eu citei anteriormente. É o primeiro livro da série A Roda do Tempo, que trata de personagens tão carismáticos que eu queria entrar no livro e me sentar a beira da fogueira com todos eles e compartilhar o medo e excitação que eles estavam sentindo durante a história. Eu amo esse gênero, que costuman chamar de high fantasy, como O Senhor dos Aneis e Guerra dos Tronos, mas essa série veio pra abalar as minhas estruturas. Planejo comprar o segundo logo e espero que lancem todos os 14 (sim) livros antes que eu envelheça muito pra achar tudo um saco.
7) Amnésia: Um livro que você leu mas não se lembra muito bem.
A História Sem Fim. Eu li quando criança, roubei da biblioteca da escola e levei pra minha casa (hoje o destino me castigou fazendo com que alguém sumisse com meu livro) e desde aquela época não o li mais. Eu adoro a história, mas tudo o que eu lembro veio do filme original, porque eu não lembro exatamente das coisas que acontecem no livro. Eu só lembro que o texto é dividido em duas cores, vermelho e azul, e eu achava isso a coisa mais sensacional do mundo. Já procurei pra comprar uma edição igual a que eu tinha, mas não comprei porque por acaso essa é a edição mais cara. Um dia lerei de novo.
8) Doenças de Viagem: Um livro que te leva pra outra época/ mundo/lugar.
Essa é também difícil de responder porque é o item que teria mais livros pra serem citados. Porém, escolhi a trilogia Fronteiras do Universo (não poderia faltar) porque ela me transporta para os mundos mais fantásticos que eu já tive o prazer de visitar em leitura. Terminei recentemente de reler o terceiro livro da série e chorei de emoção mais uma vez. A trilogia não nos transporta somente a uma única época/mundo/lugar, mas sim a inúmeras épocas, mundos e lugares, o que torna a séria a melhor coisa que eu já li na minha vida até hoje.