Carminho

Jul 29, 2009 23:58

ando apaixonado pela Carminho e pelo seu álbum de estreia - Fado. eu que não sou especialmente conhecedor ou fã de fado, ando apaixonado pela voz, pelo equilíbrio entre um fado mais moderno e as melodias tradicionais, pelas letras que são uma delícia de tão sublimes ou mundanas ( Read more... )

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silencefreak July 30 2009, 21:14:12 UTC
Vou tentar explicar, de forma a que se perceba minimamente, até porque eu não conheço bem toda a ciência e mecânica automóvel por trás da coisa.

Tu sabes quando tens que mudar de mudança porque, entre outros sinais, ouves o motor em esforço a "pedir" a próxima mudança. se, quando ouvires o motor em esforço e olhares para o conta-rotações, vais reparar que o indicador deve andar perto das 3000 rotações (isto em motores recentes a gasolina costuma ser assim). se puseres a mudança acima, vais ver que o valor das rotações baixa para números mais saudáveis, perto das 2000 rotações/min.

porque é que isto acontece? (aqui posso estar a dizer algum disparate, mas pronto, é o que sei...)
em cada mudança tens um pico máximo de força. ou seja, um ponto a partir do qual por mais que aceleres, o carro já não desenvolve mais, gasta-se mais gasolina (com mais rotações) e tens mesmo que meter uma mudança acima para andares mais depressa.
claro que podes ouvir o motor e perceber quando é que ultrapassaste este pico de força, no entanto, ao olhares para o conta rotações consegues fazer uma condução muito mais precisa e económica, metendo as mudanças certas na altura certa, sem ter o motor em esforço e a gastar mais.

de qualquer forma, ganhas mais sensibilidade para isto à medida que forem conduzindo mais o mesmo carro.

além disto, olhar para o conta-rotações em vez de ouvir só o motor tem a vantagem de ser infalível quando estás a ouvir música, num ambiente mais ruidoso ou estás a conversar e é mais fácil olhar para o conta-rotações do que ouvir o motor.

esclareci? :|

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dias_uteis July 30 2009, 23:01:02 UTC
Ah boa!! Eu achava que já tinha ouvido isso numa aula de código, mas foi daquelas primeiras em Fevereiro e não me lembrava e achava muito estranho orientar-me "só" com o barulho do motor para alterar a mudança ( e eu só ainda consigo ouvir quando ele pede a 2.ª). Vou tentar não me esquecer de olhar para o conta-rotações amanhã e fazer um brilharete. :D

E já agora, como é que eu sei quando ele me pede uma mudança mais baixa?

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silencefreak July 31 2009, 00:14:56 UTC
Sim, começa a prestar atenção a isso. Não é fundamental, mas sempre é mais uma ferramenta que tens ao teu dispor. A mim dá-me imenso jeito. :)

Para reduzir é mais fácil porque o carro começa logo aos soluços ou a desenvolver muuuuuito lentamente. Aí sabes que tens que meter uma mudança abaixo, para o o gajo ficar com genica. :)
Pelo conta rotações tende a ser quando ficas um bocado abaixo das 2000 rotações.

Já agora, para que saibas, um motor quando ligado funciona, sensivelmente, nas 800/900 rotações. Nos carros a gasóleo que praticamente não vão abaixo, para andar, basta levantar a embraiagem. Dá um jeitão em filas de trânsito. :D

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dias_uteis July 31 2009, 08:45:32 UTC

Eu estou para ver é as figuras tristes que eu vou fazer com um carro a gasolina. :/

Quer dizer que, idealmente, o conta-rotações deve andar nas 2000 rotações, para mais tenho de lhe meter uma mudança maior, para menos tenho de lhe meter uma menor, certo?

Muito obrigada. :) *

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