Jun 30, 2010 23:50
Quando tudo está mal, você reclama. Diz que seu cabelo está sem corte, sua pele mal tratada, que engordou quase vinte quilos em uma semana e que seu inglês por culpa do espanhol está uma merda. E quando tudo está bem, você faz o mesmo! Diz que o Brasil continua na Copa mas não está lá essas coisas, que o dia foi de folga mas o tempo não colaborou, que pelo menos não está chovendo mas que ah, as coisas não estão tão boas como costumavam ser no ano em que passou. E assim foi meu aniversário - ou pelo menos as primeiras horas deste dia.
Inundado por uma maré de pensamentos negativos, fechei a cara (ainda não tão enrrugada), reclamei da minha existência e quase naufraguei meio a pensamentos que não estão incluídos no pacote de clichês de felicidades que o dia exige. Por um curto momento deixei de aproveitar o meu dia como se deve, agradecendo e valorizando todas as personagens que me são essenciais e que dele foram protagonistas. Aquela que não satisfeita em ser genitora reafirmou intensamente um amor que eu nunca conseguirei explicar; aqueles cujas divergências diárias, muitas vezes explicadas pela similariedade sanguínea, não retraem o abraço sincero; aquele que inventa tempo, multiplica dinheiro e enfrenta horas de vôo só para me cobrir com todo o romance do mundo; todos aqueles que saem mais cedo do trabalho numa quarta-feira nublada, lotam a mesa do restaurante que faz a melhor pizza que eu já provei e levam de sobremesa uma torta surpresa de chocolate embalada pelo bom e velho parabéns à você.
Algumas vezes tudo está tão perto que não conseguimos enxergar. Reclamamos, magoamos e desdenhamos dessa completude tímida e simplória que nos independe, sempre procurando por mais. E é nesse momento que precisamos dos olhos alheios para descobrir que o essencial é realmente invisível, a felicidade intrínseca e o tal extraordinário é tímido e relativo, aparecendo apenas quando você deixa de buscá-lo. Precisamos aprender que um dia é só um dia - e que apesar de seu, ele depende dos outros. Só aí nos permitiremos registrar outra inesquecível memória e dizer que sim, foi um lindo dia e um feliz aniversário. Happy birthday me.
insideout