Jan 22, 2010 23:41
BK-One
Rádio do Canibal
Rhymesayers (Outubro 2009)
O que explica a presença vincada dos ritmos e samples de música brasileira em “Rádio do Canibal”, sendo BK-One americano? Surpreendam-se: uma recente viagem ao Brasil, onde o produtor recolheu muita música e tomou contacto com a nata da cultura musical daquele país.
A mistura entre o puro Hiphop americano - se é que ele existe - e os ritmos brasileiros soa curiosa. Por vezes é apenas um laivo de um ritmo e por outras um discurso inteiro (nas vozes de Caetano Veloso e Ivan Tiririca, entre outros), mas não assistimos a uma fusão tão completa e marcante como nas produções de Marcelo D2. Ainda assim, o resultado é excelente.
Há várias faixas a destacar no grande leque de MCs convidados (e que extrapolam a Rhymesayers). Uma delas é “Mega” de Aceyalone, Myka 9 e Abstract Rude, pela mistura perfeita do flow de todos os MCs com o fantástico instrumental; “Blood Drive”, pelo instrumental que faz florescer em Slug uma espécie de síntese de todos os seus estilos desde o primeiro ao último álbum; “Eighteen To Twenty-One“ é Murs na sua faceta mais hilariante sobre um instrumental perfeito para o tema e “Blue Balls” é Blueprint simplesmente nos píncaros da sua melhor prestação como MC! É tudo aquilo que tenho aguardado ansiosamente da parte do MC e ainda a explicação (entre o ressentido e o bem-humorado) para a demora em lançar o próximo álbum.
Ainda de destacar “Tema do Canibal” pela diversidade e ritmos estonteantes e “Love Like That”, viciante numa sonoridade que evoca as tracks mais calmas de Nicola Cote.
A melhor faixa de Brother Ali é “American Nightmare”, onde se junta a Scarface e explora um instrumental perfeito para ambos os MCs - tarefa nada fácil, dada a disparidade dos seus estilos, tons e flows.
Em conclusão: audição obrigatória.
Por: Joana Nicolau para a Freestyle (difere do texto publicado)
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