Quem diria que a febre do Yaoi cresceria tanto aqui no Brasil?
Começo com esse pensamento, pois há cerca de 13 anos (ou quem sabe mais um pouquinho que isso?) eu conheci o Yaoi e me apaixonei enlouquecidamente por esse mundo maravilhoso.
Acessibilidade terrível, grupo pequeno e vontade de gritar aos 4 cantos para apenas dizer que eu também amo Slash e Yaoi.
-E Hey! Você aí no evento (que eram raríssimos também aqui na minha cidade!), também gosta de Yaoi?! Vamos conversar sobre isso?!
Daê chega 2004 e a internet é um pouco mais acessível, e eu faço amizades online, onde posso jogar essa febre que me dominou e também ganho amigos maravilhosos no qual guardo um carinho enorme, e que me ouvem quando mais preciso. E quantos momentos difíceis eu passei nos últimos anos...Com Ariene, alias, a Nehe, me ouvindo e dando conselhos? E quantas vezes jogamos RPG yaoi? E o quanto isso melhora nosso dia, nos leva para um mundo completamente diferente e nos trás um prazer incrível? E hoje, continuamos com o mesmos personagens, que nós temos um carinho enorme e inexplicável por eles.
E aí vem 2006, e eu proponho um orkontro (sim! Um encontro do Orkut da minha cidade) e descubro que outras pessoas daqui também gostam de yaoi. E daí surgem amizades que perduram até hoje. Não é senhor, Chaos?
E vem 2007, e não é que tem mais gente gostando de yaoi?
- E Hey! Você tem uma BeBoy? Pode trazer amanhã no evento para eu ver? Ah! Vc pode tirar uma foto com o meu kumagoro sim!
E nossa... 6 anos passam voando!!! Mas a amizade continua andando, e parece que foi ontem que tudo isso aconteceu, embora a intimidade e amizade mostram-se bem nos anos de convívio.
Mas enfim...Peço desculpas. Porque o que eu queria escrever, era explicar onde tudo começou.
Falecido Webfanfiction... Começo da internet, e pouquíssimos sites de Anime em geral. Sempre gostei de ler. Isso nunca foi surpresa para nenhum dos meus amigos. Mas a história verdadeira de como conheci, começa comigo procurando fanfics para ler de meus animes favoritos,e nesse caso, Yuyu Hakushô. Então por curiosidade abro aquela fic, que vem escrito com o warning de: Romance, Hiei & Kurama. Aí vem aquela grande exclamação e falta de compreensão da minha parte. A grande pergunta é: Como assim?!
Depois da leitura, e inicial estranhamento. Tudo faz sentido. E como é maravilhoso o romance deles?
Várias fanfics depois no mesmo dia. Estava comprometida com Yaoi pelo resto da vida. A grande realidade, e o que eu sempre digo a todos: Se você passa dos 20, e continua gostando de uma coisa. Pode ter certeza que isso jamais será uma fase. E sim um amor incondicional. E como outros amores incondicionais, agora com 25 anos, eu posso dizer com toda sinceridade e convicção do mundo, que essa paixão jamais irá morrer. Embora a leitura e todo o resto, sejam mais exigentes da minha parte.
Enfim...Tentando não fugir muito ao assunto deste ano, que o Blyme escolheu: “Temas recorrentes em Yaoi”, resolvi especificar aqui no meu caso,o tema de “Yakuza/Mafia e afins”.
Sempre tive um pezinho (não tão pequeno assim) de interesse nesse tema. Algumas autoras sempre me chamaram mais atenção do que as outras. Neste post irei citar algumas delas, e as obras que mais me chamaram a atenção.
Começo aqui, com Love Mode da autora Yuki Shimizu. Devo acrescentar que Love Mode não é bem um tema que seja classificado como Yakuza, mas se lido com atenção, você pode ver um background que circula o submundo japonês, logo, é por isso que ele vem entrar aqui nesta pequena lista:
Love Mode não é um manga atual, mas é o meu manga favorito em temática Yaoi. Possui 11 volumes, e uma estória extraordinariamente tão rica, que ao final do ultimo volume, ainda se tem milhares de especulações sobre todos os personagens. Sim... TODOS os personagens tem um background rico e intrigante. Tráfico de pessoas, prostituição, heranças indesejadas, amores impossíveis e um forte peso nos traços psicológicos dos personagens, fazem com que este manga seja um “Ás” entre os mangas, em especifico os mangas BL, é um prato cheio para um tema como Máfia. É incrível como este é o tipo de manga que você simplesmente não consegue parar de reler. Yuki Shimizu em Love Mode, cria um mundo onde há não só um casal principal, mas vários, onde todos se completam. Onde as histórias são tão fortes e bem escritas, que ao ler, você sempre se pega surpreendido pela qualidade e criatividade e pela forma como estes personagens foram crescendo ao longo do tempo, como suas histórias o desenvolvem, para que eles sejam o que são no seu “atual”.
Um manga repleto de intrigas e fortes emoções que sem duvida todos deveriam conhecer.
Não darei spoilers neste post, porque esta não é o objetivo aqui, mas deixarei o site para quem quiser ler online essa obra maravilhosa, e entender o porque da minha admiração absoluta por este manga:
Mangafox:
http://mangafox.me/manga/love_mode/v01/c001/1.html O segundo manga que irei citar, é, atualmente extremamente conhecido pela nova geração BL.
Viewfiender - Yamane Ayano
Se você nunca ouviu falar nesse manga, está um pouquinho desatualizado.
Sentiu-se ofendido? Sinto muito! Mas se procurasse um pouquinho, saberia que este manga não é só popular entre o publico Fujoshi, mas como também é mundialmente conhecido atualmente.
Uma clássica história sobre o mundo, não só da máfia japonesa, mas do mundo da máfia em geral, com intrigas, muita ação, e um banquete para fazer disseminar os ataques histéricos entre todas as fujoshis e Fudanshis, este é um dos mangas que certamente valem a pena tirar uma folguinha para ler, ou uma folga imensa depois que se apaixonar por ele.
Um casal principal, que demora muito para aceitar que estão perdidamente apaixonados um pelo outro. Muitas cenas fortes, Sadomasoquismo, um character design maravilhoso que faz todo mundo suspirar por personagens tão bonitos.
Sem duvida é o trabalho que mais marcou a mangaká Yamane Ayano, e que continua a dar fama a esta desenhista maravilhosa.
Spoilers a parte, é um dos mangas que é impossível ficar fora desta lista.
Onde ler? Aqui vai uma dica:
http://www.mangahere.com/manga/you_re_my_loveprize_in_viewfinder/v000/c001.1/ Agora...Se você quer rir um pouco? E ainda estar dentro desta categoria. Bem... Yamamoto Kotetsuko te da um mundo hilário, fofo, com um uke que certamente não é nada frágil...
Honto Yajuu - Yamamoto Kotetsuko
Este manga conta a história do herdeiro direto de um okashira, o famoso “Aki-chan”, que apesar de perigoso, possui uma aparência um tanto “Kawaii”. E como diria Aki-chan, sua historia de amor, é como a de Romero e Julieta.
“Hey! Não seria Romeu e Julieta?”.
Um manga que consegue fazer qualquer um viciar. Com seu traço leve, limpo e bonito, Yamamoto Kotetsuko ganha com sua simplicidade e personagens carismáticos. Dentro desse tema, Honto Yajuu é um manga BL sobre Yakuza light e cheio de comédia. Bom para quem já chorou rios de lágrimas e quer rir também!
Vale a pena conferir!
Onde achar? Aqui está!
http://mangafox.me/manga/honto_yajuu/v01/c001/1.html Para fechar a lista, Temos um manga maravilhoso, que cai como uma luva para essa temática que eu escolhi.
Cahen... Você, que ama Yaoi... Já ouviu falar de Kizuna?
Aposto que mesmo que não tenha lido, já escutou por aí, e se não conhece o nome, com toda certeza já ouviu falar neste nome aqui: Kazuma Kodaka.
Ahá! Aposto que agora surgiu um brilho nos seus olhos! E deveria mesmo, pois esse manga é um dos mais marcantes de todos os tempos da história do Yaoi.
Kazuma Kodaka, é certamente uma roterista maravilhosa! Principalmente no fato que consegue explorar muito bem seus personagens e universos. Kizuna também é entrelaçada a outras histórias dela. E todos os seus personagens costumam tem um background incrivelmente intenso.
Existem outros mangas dela que poderia citar aqui, mas ficarei dentro do meu tema.
Este manga começou há muito tempo atrás, e teve seu ultimo capitulo muito que recentemente. Há casais dentro deste manga para todos os gostos. E mesmo possuindo comédia, ela não foge ao tema, quando demonstra o que acontece quando se nasce num meio Yakuza, mesmo não querendo ser um deles.
Em geral, é um manga que une um tema maravilhoso, um background intrigante, personagens fortes e distintos, e uma dose incrível de criatividade.
(Como é difícil fazer um post sem dar spoilers!! >3<).
Enfim.. vale a pena conferir! Assim como todos os trabalhos desta autora:
http://www.mangahere.com/manga/kizuna/v01/c001/ Ok...Eu devia terminar o post aqui. Mas há duas autoras que eu gostaria IMENSAMENTE de destacar nesse post do dia nacional do Yaoi. E elas são:
Naono Bohra e Youka Nitta.
Duas celebridades em matéria de Yaoi, e sem duvida, duas das melhores mangakas que eu conheço. Naono Bohra normalmente consegue nos trazer os mais diversos temas, seja eles fantasiosos ou realistas, assim como os mais diversos casais, e os ukes e semes mais surpreendentes e improváveis. Talvez esteja aí um dos motivos para ela ser uma das minhas mangakas favoritas! Sem duvida, vale a pena conferir todos os seus trabalhos!
Youka Nitta, é a celébre dona de Haru wo Daiteita! Quem não conhece? Lançado Ovas, fora o filme que nossos queridos atores contracenaram! Kato e Iwaki-san, um dos casais mais conhecidos da mídia japonesa e oficialmente casados! Este manga maravilhoso conquistou não só o meu coração, como de muitas outras pessoas. Youka Nitta curte os temas mais realistas, como de Seiyuus, Atores, Hostclubs (e também já entrou na mafia!XD)!
Essas duas autoras, são sem duvida, uma dica que devo deixar aqui para as pessoas que não as conhecem, ou que estão começando agora no mundo do Yaoi.
Bom...Acho que já falei demais! Eu espero ter contribuído de alguma forma para quem resolveu abrir este post e ler até o final! Assim como contribuir para o dia nacional do Yaoi e propagar essa febre maravilhosa do mundo cítrico e colorido!
Que os fãs desse gênero se unam ainda mais.
Fica um abraço aos amigos que fiz através desse mundo maravilhoso, e que até hoje compartilho de amizade imensa.
Assim como o agradecimento as meninas do Blyme pela iniciativa maravilhosa em comemoração ao dia do Yaoi.
Votos sinceros, e feliz 2013!