Luís Carmelo, no
Miniscente, entrevista Luís Graça, jornalista/escritor, 43 anos:
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Os blogs são a prova mais evidente que o 25 de Abril falhou num capítulo fundamental: a Educação. Porque se a Educação tivesse triunfado, a Liberdade de Expressão seria uma coisa perfeitamente natural nos blogs.
Ora, há muita censura nos blogs. Sei por experiência própria. Já fui vítima disso. Assisti a um debate na livraria Almedina (Atrium Saldanha, Lisboa) e pude constatar como algumas senhoras assumiam um blog como coutada privada, onde as críticas são mal aceites. Achavam perfeitamente natural que se apagasse um comentário, apenas por poder ser "desagradável" ou "má onda".
Falamos de pessoas na casa dos 30 anos. Que deviam compreender as regras da Liberdade de Expressão.
in a arte da fuga,
http://aartedafuga.blogspot.com/ Não podia estar mais de acordo.
Os grandes defensores da "liberdade de expressão" afinal bloqueiam utilizadores de fazer comentários porque se sentem agredidos na sua coutadazinha, criam blogs privados, só para amigos (e por amigo entenda-se quem apenas comenta com palmadinhas nas costas) e apagam frequentemente comentários depreciativos, ainda que com toda a boa-fé, aos seus poemazecos, porque se sentem magoados por terem exposto assim a sua intimidade apenas para verificarem que os outros não partilham da mesma sensibilidade sobre os mesmos assuntos.
É de uma incultura tremenda.