Teoria dos Três Pilares

Mar 16, 2008 14:28

Talvez eu seja um alguém muito detalhista. Talvez, grande observador. Possivelmente, dotado de certo TOC em matéria de relacionamentos humanos. Mas eu vejo, atualmente, três pilares maiores numa relação afetiva.

Primeiro, há o sentimento que um tem pelo outro, que sejamos sinceros, é difícil de se achar um sincero.

Segundo, a situação em que se dá a relação. As pessoas moram longe? Perto? São de famílias rivais? Só podem se ver aos sábados?

Terceiro, as pequenas coisas. Os gestos, os assuntos, as palavras que não faltam na hora precisada, o carinho presente.

Com base nessa tríade, posso dizer que já vivi bastante permutações de um ou dois elementos da mesma.

A relação sentimento-situação, porém em que a língua falada não é a mesma, fazendo com que se desentenda e se magoe por besteiras.

A relação sentimento-pequenascoisas, que é ótima, mas com uma situação super complexa, do tipo "ela/ele mora em outro país", ou "somos de religiões diferentes".

A relação situação-pequenascoisas, em que tudo conspira a favor, mas se você analisar a fundo, perceberá que ocorre em clima de conveniência, e não de amor, reciprocidade.

Isso, claro, sendo positivo e imaginando que consigamos achar dois dos fatores juntos. Relacionamentos que se baseiam em apenas um deles são ainda mais ordinários (de se encontrar, de se perder).

Claro que há o pilar secreto, o da sorte, destino, whatever, que não deixa espaço pra argumentações. Se ele assim quiser, tudo dá certo por mais improvável, ou errado quando as hipóteses são ótimas. Mas não vamos considerar esse fode-esquema porque ele estraga a teoria. E, coincidência ou não, gosta em especial de foder o arranjo dos meus pilares pessoais.
Previous post Next post
Up