Let the music take your mind...

Sep 20, 2006 10:57


LADO A

- A day of dappled seaborne clouds.

The phrase and the day and the scene harmonized in a chord. Words. Was it their colours? He allowed them to glow and fade, hue after hue: sunrise gold, the russet and green of apple orchards, azure of waves, the greyfringed fleece of clouds. No, it was not their colors: it was the poise and balance of the period itself. Did he then love the rhythmic rise and fall of words better than their associations of legend and colour?



Como todo bom filho de portugueses, eu adoro o mar. Junto com o mar estão todos os símbolos, mitos e reminiscências de civilização que povo após povo construiu. A Baía da Guanabara é uma razão mais que válida para enfrentar a Avenida Brasil no final de semana com chuva e frio. Para tomar chopp no Outback em Icaraí e para ver o Rio do outro lado. Ser pintor impressionista deve ser divertido. Passar horas estudando as cores de um pôr do sol, horas na janela do ônibus, watching plushy white haze engulf everything, dreamy, drowsy, dangling afternoon on the bay. Pastel pearl like colors of fancy pink and perplexed gold and freezing grey and shy blue. The suspended bridge in pure stillness hanging like Neverland islands over water you can not see because all is so white and so not real and the rustling inhumane breeze from the waters tells you it's time, it's about time.

( Porque ler Joyce é educar propriamente seus sentidos para ver. )

E teve chopp no Outback ( God bless the Bloomin' Onion! ), Rafael nos fazendo companhia, passeio de carro na madrugada com fotos, trilha em praia semi deserta ( me lembre de nunca mais fazer isso... ) e sol e chuva e nuvens cinzentas. Almoço às margens da lagoa, divagações e impropriedades de terminologias filosóficas, como sempre, eu sou péssima filósofa e discussões induzidas por sorvete, Almodóvar, Espiritismo, Uerj e uma formatura coming as fast and hard as a train wreck.

E volta para casa debaixo de chuva, no centro do Rio. A coisa toda é: a natureza ficou confusa com as mudanças abruptas de tempo e havia flores em todos os lugares e nada inspira mais um poeta barato do que pétalas de flores chovendo cores em todo lugar. Madness has a fine implied sense of beauty.

Cessa a chuva, e dela fica, um momento, uma poalha de diamantes mínimos, como se, no alto, qualquer coisa como uma grande toalha se sacudisse azulmente dessas migalhinhas. - because people thought Fernando Pessoa to be esquizophrenic.  I wish I could be mad writing like that. If am I not partially mad already. Aesthetics is suicide, you know, people. Better be blind.



LADO B

And you thought it'd never come... Here it is, it arrived with the morning dew and the pink make up, glossy rosy lipstick, eye liner and eye masks and pancake and classy shoes and classy remarks about how we look like supreme court judges, priests and Hogwarts students in our lithe robes and purple silky belts.

{Tirar fotos e mais fotos das fotos da formatura - uma espécie de meta linguagem, se assim seria apropriado colocar. Até chapinha levaram. Eu sempre quis tirar as fotos do convite fora da Uerj, em algum lugar longe, grandioso, imponente. }

Mas eu não estudei em nenhum palácio ou monumento do centro da cidade. Eu passei quatro anos na faculdade de Letras da Uerj, campus Maracanã, vista para o Morro da Mangueira, Zona Norte, Vila Isabel, Maracanã e a ponte Rio Niterói, mas só das salas de números baixos, como a 11016, a sala onde a Leila Harris nos dava aulas de Lit. Norte-Americana. Então, não poderia ter havido melhor lugar para as nossas fotos do que lá, no anfiteatro da faculdade, com o sol timidamente brilhando depois de uma madrugada de frio intenso e de uma aula da Valéria, aliás, já não é mais minha professora, porque estamos oficialmente aprovados em Língua VIII ( apesar do meu projeto ter sido uma merda - comentário interno: lembrar de acender incensos para a Beatriz que me deu uma nota para dignificar meu CR ... Life and its ironic arrangements... ).

Os dois homens da nossa sala se limitaram  a ajeitar os cabelos com os dedos, enquanto o pós, a base, o rímel e as escovas corriam de mão em mão. Não levei minha máquina, mas tive a sorte de achar a Luciene dando sopa com a dela. Ao menos a Renata Ribeiro gosta das minhas fotos artísticas.

As pedras da Uerj aparecem em todas as fotos de grupo, junto com aquelas plantas negligenciadas que alguém um dia supôs que fossem enfeitar as partes mais escuras e frias dos jardins tristes de inverso da Uerj, embora os pátios estivessem cheios de florzinhas azuis vadias e um verde disléxico, que faria vergonha ao Photoshop. Grupinhos de sete, para as fotos dos convites - escolha a sua gangue. Eu queria ter ficado com a Renata, mas ela estava em outro lugar. E por fim, eu acabei onde comecei - entre os nerds da turma: Lesliê, Geórgia, Gláucio, Carol, Ana Paula, Thaís. O irascível crítico, a baixa baixíssima, o eterno Glaucon de Teoria, a 100% classy nerd, a super-helpful-smiling-happy ingênua e a french-charming girl. E eu.

E a piada do dia foi: o meu grupo tem todos os homens da nossa turma... Há-há.

There was never any more inception than there is now,
Nor any more youth or age that there is now,
And will never be any more perfection than there is now,
Nor any more heaven or hell than there is now.

Urge and urge and urge,
Always the procreant urge of the world.

Segunda feira, meu último projeto entregue. Era o último suspiro do último período. Porque você sabe que a faculdade acabou, mas porque o mundo, seus pais e você mesma dizem que não dá, o pão de cada dia não se faz com poesia, chopp e beleza, então você volta para lá e faz as matérias que você odeia e estuda pedagogia como se fosse do tempo de Stalin - coma o pão e siga Stalin. Você segue porque, no final das contas, você é só um e o mundo é um monte. Tem gente demais no planeta, Certainly, this is being taken care of. Mas você não pode ter um glorious breakaway, not now, not entirely, not altogether, no, no, so you go on, keep moving. Licenciatura. Death bed of my purest illusions.

Mas segunda o período acabou. Choveu muito. E eu fiz o que não fiz nos meus quatro anos de Uerj, mas é o milestone da vida acadêmica: deixei o prédio da Uerj, desviando das poças com tênis cor de rosa, para beber no Rio 40 Graus. Eu, Thaís e Ana. Falamos mal de meio mundo, blast all the bloody bastards, política, arte, adeus, adeus projeto. Adeus turma. Adeus, adeus, adeus. E por que estava chovendo? Só para eu ter uma lame excuse para fazer metáforas com as cores da nuvens cor de grafite de lapiseira de universitário, as poças caóticas cariocas, os trens... It's the end... Mas como disse Whitman, there was never any more inception than there is now.

Nothing is falling to pieces, but falling into places.



A formatura já tem data marcada. Feel invited, friends of mine.

Pois é, hein? Eu consegui citar James Joyce, Fernando Pessoa e Walt Whitman no mesmo post. Ca-ce-te. Modernistas, modernos... hihihi... No final da faculdade eu me livrei do fantasma do clássico e do romântico.

ps burguês: eu tenho um fotolog, gente... Eu deletei todos os outros e estou com este aqui /eileenprince. Oh, yes e sem comentários para o nome.

ps burguês2: Minha comunidade de icons
, é uma comunidade de uma pessoa só ( utopia lives... ) onde eu ponho os icons que eu faço. Caso interesse... A lilipsiquehd é a única que dá bola para meus pequenos 100x100 cuties. Thanks, honey! Aliás, eu fui indicada a um prêmio por alguns deles aqui no
... Ai, como eu sou metida mesmo...

[formatura], [chopp], [friends], [niterói], [uerj]

Previous post Next post
Up