OMFG!!! O Taliban invadiu a cidade! *rápido, minha burca!*

Jun 03, 2007 17:41

LJ DRAMA.
Porque ter sua conta suspensa no livejournal não é o mesmo que a supressão final dos direitos de liberdade dos cidadãos.

Ok, eu, Lady Morgana of the Lake, sei que serei excomungada da religião dos fandom-wankers, mas vá lá. Liberdade de expressão não é a pauta do dia? Façamos uso da nossa querida coringa, que virou vedete e está mais popular que sabonete Gessy.

Então Morgana volta de suas intermináveis exílio férias em Avalon e encontra o lago digital com ondas tsunâmicas abatendo as pedrinhas das margens e as macieiras onde Morganinha desenvolve atividades de feitiçaria e amor com Lancelot e Arthur, não necessariamente nessa ordem. Como a bola de cristal anda meio obsoleta, a feiticeira recorreu à página inicial do Livejournal que não diz passado, presente e futuro ( nem trás a pessoa amada em três dias ), mas ainda é uma fonte de informação parcialmente confiável. ( 100% confiável só a minha mamãe mesmo... )

Eis que me ausentei das minhas importantes tarefas de matriarca bruxa para ler dezenas de livejournals a respeito do tal "strikethrough" e a suspensão de contas de usuários. Porque a matriarca aqui é uma  pessoa altamente democrática e leu prós e contras dos argumentos de pessoas com menos neurônios que as maçãs de Avalon, mas sim, é um triste fato da vida que liberdade de expressão não tenha filtro anti-idiotas, mas também aí mora beleza da coisa...



Curiosos? Ou simplesmente intrigados com o porquê de eu escrever em terceira pessoa? Entediados? Com frio? Notícias sobre o strikethrough - tratava-se de uma suspensão de contas que, supostamente, violavam os TOS encorajando, apoiando ou promovendo atividades ilegais como estupro, pedofilia, abuso infantil e outras coisitas do mesmo calibre. Como os journals, mesmo os fechados, têm o PROFILE como página PÚBLICA ( para quem anda esquecido: público = de acesso a todos, não de "acesso só para quem quiser me conhecer melhor, ser meu amigo e ler meu journal" ), os amiguinhos do LJ foram checar os interesses no profile dos usuários, suspendendo todo mundo que tivesse palavras chaves ligadas às atividades ilegais que já citamos. Claro, os malandrinhos do LJ fizeram como todo bom brasileiro e se poupando do trabalho de uma checagem caso-por-caso ( que levaria dias, ia ser chata pra caramba, atrapalhar os campeonatos de porrinha e sueca do escritório ), fizeram só a verificação mecânica - bem rapidinha - e suspenderam geral. Assim, no melhor espírito tupiniquim de "remenda aí", eles devem ter pensando - bom, quem se sentir injustiçado vai berrar muito, daí a gente vai, mineiramente, checar caso a caso e liberar a galerinha do bem, você sabe: Só porque você escreve uma fic em que Severus Snape estupra Neville Longbottom ( e ambos gozam, porque, todo mundo sabe, estupro é muito legal, ainda mais em menores ), não quer dizer que você de fato aprove pedofilia e estupro. Na pior das hipóteses, diz que você é um imbecil de péssimo gosto. Eu não ia querer ser seu amigo, mas ninguém pode dizer que você está fora da lei.

Caso encerrado? Não, senhores. As novas do lago incluem pomposos títulos do tipo "CAÇA ÀS BRUXAS", "CENSURA", "MOVIMENTO ANTI-DEMOCRACIA”  entre outras baboseiras de mesma aplicabilidade semântica para quem não gosta de história ou não tem sensibilidade para entender o que é, de verdade, uma cultura de censura, cala a boca, invalidação de direitos civis. Porque o fandom é bem bacana e bem articulado, mas nego caga para a liberdade de expressão na Venezuela; está muito preocupado, porém,  se seu livejournal com fics será deletado. Porque uma coisa não tem nada a ver com a outra.  Vão ler a Wikipedia e saber o que é um REGIME DE EXCEÇÃO de verdade, please.

A primeira coisa que deixou Morgana aqui perplexa foi a hipocrisia do fandom. Há anos quem é de fandom sabe muito bem que nós regulamos com uma certa severidade o tipo de conteúdo que é publicado.  Quem foi do MIPS  sabe: tinha censura mesmo, nada de pedofilia, nada de incesto. Reconheço que há uma linha bem delineada entre não aprovarmos um conteúdo e proibir/banir o mesmo, mas também há uma diferença bem clara entre você ter toda a liberdade de exibir filmes com temas violentos e adultos e exibi-los em qualquer lugar, em qualquer hora ou de qualquer jeito.

O Livejournal com seu modus operandi brasilierinho causou um transtorno imenso aos usuários que foram suspensos. Até porque, ser tachado de pedófilo sem uma investigação prévia é dose. Inocentes grupinhos de discussão sobre Lolita ( que nem é isso tudo em termos literários, by the way ) foram suspensos. É claro que uma comunicação posterior a suspensão era o mais acertado a se fazer. Fora que a discussão sobre como colocar palavras chave é ridícula mesmo. Beira a histeria das nossas discussões acadêmicas sobre campos semânticos e funções pragmáticas de uso de linguagem. E é verdade que uma lei/regulamento deve ser o mais clara possível. Mas não interessa: para que um indivíduo faz uma conta e põe lá nos seus interesses palavras chaves do tipo "estupro, pedofilia, abuso sexual"? "Ah, é que eu leio fics com pedofilia e estupro e adoro, qual é o problema?"

É mesmo, seu prego? Faz uma camiseta, então. Usa no trabalho - "CURTO ESTUPRO FICCIONAL". Ora, porra! Cadê o bom senso das pessoas? Fugiu para Marte na nave do Elvis Presley? Porque neguinho não vai lá e coloca um "ADULT FICTION" nos interesses? Todo mundo entende que ADULT FICTION contém temas não apropriados para menores, para ser lido por sua conta e risco. E o "FICTION" deixa bem claro a natureza do seu interesse. A mesma coisa com o 'pedofilia'  nos grupos de discussão de Lolita. Para quê essa babaquice? Quem leu Lolita está para lá de consciente do conteúdo do livro. Basta um "Lolita" nos interesses que fica claro do que se trata o grupo de discussão. Não sejam hipócritas e não esqueçam que, Harry Potter, por exemplo, é um fandom povoado por criancinhas. E se elas derem busca pelo tema de interesse "HARRY POTTER" elas vão sim achar nossas fanfictions altamente pornográficas e inadequadas para elas. É justo que quem está tomando conta da criancinha saiba, de cara, que o seu LJ contém material adulto. E não me venham com esta falácia ridícula de que você não é responsável pelo que o filho dos outros vê. Eles NÃO TEM como saber, a priori, que seu site tem conteúdo adulto. Cabe a VOCÊ tornar isso explícito. Qual é o drama afinal? Ah, é porque o LJ suspendeu sua comunidade de fanfic por três dias e o mundo entrou em colapso porque os astros se desalinharam? O que as drama-queens querem mais como desculpa? Medalha? Comenda de Honra? Nome no Livro do Mérito? Pelo quê? Martírio? Fala sério.

Meus "two-cents" - tem muita gente querendo aparecer com isso, não? Tipo "o mártir da liberdade de expressão", um bando de ficwriters medíocres logo se insuflam como se eles fossem os pilares da existência democrática do mundo ocidental. Como eu vejo os oportunistas e pessoas que querem aparecer com isso? Bom, eu dou um exemplo. Há anos atrás ( quem é mais politizado deve se lembrar ) pouco depois de assumir a presidência, Lula propôs a criação de um novo imposto. Chamava-se "imposto sobre GRANDES FORTUNAS". O imposto taxaria, adivinha, GRANDES FORTUNAS. Nada como um nome auto-explicativo. Daí, os oportunistas de plantão, um deles sendo nosso ilustre eterno-menino-maluquinho, César Maia, aparece na televisão, olhinhos cerrados como um personagem de anime bravo, conclamando uma reação popular "este governo quer nos impor mais um imposto, nós, que já sofremos com uma  carga tão abusiva de impostos... e blah, blah...". Nós quem, cara-pálida? Eu não tenho grande fortuna e de acordo com o levantamento do IBGE, 98% da população brasileira também não, portanto, nenhum de nós seria afetado com o tal imposto. Mas adivinha só: houve uma grande comoção popular de assalariados contra o tal imposto e ele não foi aprovado. Tudo isso foi baseado no senso comum - correto  - de que pagamos muitos impostos. Entretanto, não era o caso daquele imposto que não nos afetaria em nada. Exatamente como a premissa de liberdade de expressão e abordagem ficcionais devem ser respeitadas, mas o alvo do Livejournal não era esse - e sim os criminosos da internet. O fato é que a internet não é a terra de Malboro e nós temos que tomar rédeas das responsabilidades pelo que escrevemos, desenhamos, publicamos. Caso não tenham te avisado, Morgana informa: não estás no mundo sozinho, mero mortal. Sua liberdade tem limites.

Caso prático, real, verídico e acontecido com sua querida bruxa Morgana ( que já era bruxa MUITO antes disso ser moda, lembrem-se ): professor X, desafeto de Morgana, passou um trabalho longo, chato e sem a menor aplicabilidade prática para ser feito, claro, durante um feriado prolongado. Desabafando sua terrível mágoa, Morgana despejou um post "drama" no seu Blogger, onde o professor X muito justamente, era chamado de 'escroto'.  Acontece que o escroto Professor X, sabe a Deusa lá como - chegou ao blog de Morgana. Mais que rapidamente, o X imprimiu a página e scaneou o post ( QI digital... E tinha gente que  achava que ele era ultrapassado... Ultrapassada sou eu! ). Quer saber em quantas instâncias eu poderia ter sido JUDICIALMENTE  acionada  por chamar o tio X de escroto? Vejamos: civilmente ( paga até indenização ), penalmente e, como não poderia deixar de ser, X era funcionário público no exercício da profissão, o que acrescentava um classy touch para minha infração. O fato é que eu continuei achando o X um escroto, por não ter entendido aquilo como o que realmente era: o desabafo de uma adolescente bobinha que queria namorar ao invés de fazer trabalho no feriadão. Mas, por outro lado, ele estava na sua razão de reclamar. E se ele tivesse notificado o Blogger eu poderia, sim, ter tido minha conta deletada por violar os Termos de Utilização. Seu livejournal não é um diário particular seu e dos seus amigos. É um meio de vinculação pública das suas idéias. Você tem responsabilidades agregadas por tudo que  você escreve e exibe na sua página pessoal. No seu profile, no caso do seu journal ser só para amigos. Não adianta mimimi: ter liberdade de expressar suas opiniões não significa que você não tenha que arcar com as responsabilidades que isso implica. Você pode achar seu chefe um boçal e tem toda a liberdade de expressá-lo. E de ser demitido por isso. Duh.

Ok, o tio X fez de Morgana a personalidade mais badalada da Uerj por meses. O bloguinho de Morgana tinha visitação recorde e, cá entre nós, vossa feiticeira aqui teve seus dias de Harry Potter - celebridade involuntária e repentina. Hohohoho. Caso interesse saber, não, ele não me processou. Mas ameaçou. E chegou a levar papéis para a direção do Instituto de Letras, só não deu em nada porque a matéria dele era desvinculada do núcleo das minhas matérias ( = Departamento de Línguas Anglo-Germânicas ). Mas, em gírias bem cariocas, ele tocou terror em mim. Admito: ele foi generoso em perdoar e esquecer ( poderia ter me reprovado... Bom, ele quase fez isso... ). Mas também, aqui entre nós: quem tem sentimentos sensíveis não devia ser professor, gente!

Então, para os pobres mártires da fiction na net, aí vai um conselho de sabedoria, maturidade e grande misticismo irlandês: "canja de galinha não faz mal a ninguém". :D

Ah, e caso você discorde visceralmente de Morgana, foda-se. Ou melhor faça um icon sobre como ser idiota não é crime. Mas não se esqueça de divulgar bem... :P

E tudo mais o que eu penso sobre isso já foi dito por esta santa criatura bem aqui. Em inglês...

PS SÉRIO:

  • As pessoas do drama LJ estavam se queixando muito sobre "os vilões imperialistas do Six Apart só estão fazendo isso por dinheiro". Sério? E eu aqui achando que o Livejournal era mantido pelos duendes e pelo Frank, o bode amigo! Malditos capitalistas! Quando é que as pessoas vão se conscientizar de que a remuneração justa pelo trabalho deve ser a satisfação pessoal e M&M's vermelhos?

  • A novela nova da Globo me deixa doente. Não é por causa do embagulhamento de Malu Mader ou dos cabelos do "Thiago Mogli, Menino Lobo Lacerda" . É por terem posto os irlandeses na conta dos grandes catimbozeiros da Europa. Alguma coisa deu errado? Vamos conjurar um ebó-chic para resolver a questão. Cadê a porra do punhal e das flores, minha gente? Levanta galinha!!

  • Olha só, friends list, se vocês estiverem incomodados com a quantidade de texto que eu escrevo, sério... Vocês não são meus amigos! Vão ser amigos da Marta Medeiros, cacete! :P

[hysteria], [fandom], [rl], [drama]

Previous post Next post
Up