NoiseCore... Musica de extremos para seguidores fieis!

Oct 12, 2003 14:41

O panorama Noisecore mundial, como qualquer outro estilo musical, reúne uma personalidade muito pròria mas bastante variada. Este caracteriza-se como um som agressivo, pesado e por vezes rápido (consoante as bandas), experimental e complexo. Procurando influências em variadas sonoridades musicais, principalmente no Metal, no Hardcore e em alguns casos também no Grindcore (mas que nestes casos se caracteriza mais por Powerviolence, se possuírem uma distorção de guitarras mais crua).
Esta caracterização musical teve início no final dos anos 80 e princípios de 90 na América. Com o aparecimento de bandas como "TODAY IS THE DAY", formada em 1992, é considerada uma banda bastante underground possuindo um experimental-terror-metal-noise reconhecido pelos seus riffs explosivos que colidem numa enorme fusão de puro ódio e caos. Fundado pelo guitarrista e vocalista Steve Austin (que chega a ser o produtor do álbum "When forever comes crashing" de converge), que é o grande protagonista da banda. Acompanhado do baixista Chris Debari e baterista John Gillis. Assim Today is the day resume-se a uma manifestação de um metal energético com uma identidade nuclear e uma influência bastante positiva para bandas do mesmo estilo.
"CONVERGE" que surge em 1990, influenciados por bandas como Earth Crisis, Starkweather, Rorschach, Born against, Godflesh e The accused, criando assim um som muito próprio e característico que teve mais consistência a partir do álbum "Petitioning the empty sky", onde a banda consegue impor o seu estilo musical, com metal e hardcore como principais bases. Sonoridade esta que perdura até aos dias de hoje, apesar de terem tido algumas mudanças de membros ao longo destes anos.
"DILLINGER ESCAPE PLAN" que se iniciam em 1997 e impõem uma filosofia na banda baseada no metal, hardcore new-school, experimentalismo e muita agressividade criando uma identidade que acaba por ser uma influencia para bandas mais recentes. Tendo sido melhorada com a entrada do quarto elemento (segundo guitarrista), após algumas mudanças de membros gravam o álbum "Calculating infinity" que traz mais uma novidade para o panorama noisecore, com a fusão de jazz semi controlada, na vaga caótica que esta banda já nos habituou. Com riffs de guitarra extremamente intensos, técnicas e execuções perfeitas. Dillinger tem também uma participação no EP "Irony is a dead scene"de Mike Patton.
"BOTCH" representa também aquilo que fez surgir o noisecore, do que nos chega do continente americano. Nasceram por volta de 1995 e marcaram-nos com a sua determinação em grandes actuações ao vivo e pela sua distorção mais crua e com riffs desiguais e estruturas complexas. Tendo também como base o hardcore e arrastando assim a sua atitude também.
"ENVY" que dão a conhecer aquilo que se faz do outro lado do planeta, mais propriamente do Japão e que duram desde 1992. São fortemente reconhecidos por serem uns dos pioneiros a fazerem a fusão perfeita de baladas emocionais com os gritos furiosos do típico (Scr)emo do hardcore, uma bateria explosiva, recheada de sentimento com riffs repletos de contra-tempos e guitarras melodiosas à boa maneira do emo. Envy possui já 11 gravações discográficas, entre elas splits com Iscariote, This machine kills, Endeavor e Six pence.
"HUMAN REMAINS" uma banda que acaba também por ser fundamental no aparecimento e continuação do noisecore, não só por ser um exemplo a seguir mas também por vir a ser distribuidora de elementos para a formação de novas bandas. "COALESCE", "WILL HEAVEN", "NORMA JEAN", "THE END", "ISIS", entre outras, são assim nomes de bandas que se caracterizam com esta sonoridade... e na Europa, em países como Suiça, com "KNUT" e Suécia, com "BURST".
Tendo em conta que cada uma destas bandas, possui uma personalidade muito forte e que todas elas variam dentro do próprio estilo. As bandas oriundas da Europa não são excepção e possuem assim uma personalidade diferente das outras. Como é o caso das bandas da Suiça como "Knut" que optam sempre por uma tonalidade dissonante, musicas grandes, riffs compridos e com contra-tempos pelo meio, tornando assim as musicas tudo menos monótonas. Por sua vez as Americanas na maioria dos casos optam pela realização de um som em que os riffs de guitarra se misturam numa sintonia perfeita, impostos por uma bateria de extrema importância, com um som muito técnico e explosivo. Onde por vezes a melodia é enorme, acompanhada também pelo peso do Metal com a atitude e energia do Hardcore, seguidas de letras poéticas, criticistas ou de extremo sentimento.
Assim a continuidade do Noisecore e sua não extinção , deve-se muito ao facto de ter havido um suporte em termos editoriais que deram apoio ao apostarem em bandas que mais tarde vieram dar frutos e outras que o hão-de dar, neste estilo underground que é o noisecore. Editoras como a Deathwish, Relapse, Hydrahead, EqualVision, EscapeArtist, RoboticEmpire, ChromSainteMagnus, Tooth&nail records, entre outras... que proporcionou este aparecimento a todos aqueles que se interessam por musica mais complexa dando o contributo necessário também para a sua continuidade. Com bandas Americanas como "BURNT BY THE SUN" que conta com a presença de David witte (de Discordance Axis e Ex Human Remains) e o baixista Ted Patterson (Ex Human Remains), "LUDDITE CLONE", "DAUGHTERS"( Ex banda As the Sun Sets) , "LICKGOLDENSKY", "THE RED CHORD", "ED GEIN", "ION DISSONANCE", "UPHILL BATTLE", "SINE NOMINE", entre outras… e o aparecimento ao nível de outros países como na Inglaterra com "EDEN MAINE", "BEECHER", entre outras… na Dinamarca com "LACK", na Áustria com "FRESNEL" e em Portugal com "AS GOOD AS DEAD", "E.A.K" e "ETACARINAE".
Assim o Noisecore tem tendência a conquistar novos fãs por este mundo fora e surgir em muitos mais países com bandas de grande nível e ricas instrumentalmente, mesmo sendo uma musica de extremos e que de certeza não é audível aos ouvidos de qualquer um.
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