Feb 01, 2012 02:33
Por mais previsível que seja o roteiro de uma novela, a dona de casa, assim como seu marido e filhos, não falham em ligar a televisão precisamente a tempo de assistir aos mocinhos e vilões do horário nobre. Essa família sabe que se trata de um retrato fictício da realidade, porém, não perde um só capítulo: a novela televisiva, atualmente, tornou-se a principal válvula de escape do dia a dia árduo, da dura realidade cotidiana de muitos brasileiros.
Nesse país, comprar um livro custa muito mais do que ligar a televisão todos os dias. Dessa maneira, as telenovelas têm desempenhado, cada vez mais, um importante papel na vida social e no repertório cultural da população. Em consequência disso, há quem diga ser de responsabilidade dos folhetins a conscientização social da população.
Até certo ponto, isso é admissível - grande parte da população carente talvez não soubesse o que é um clone, não fosse esse o tema escolhido por uma novela de sucesso de mesmo nome, e talvez também muitas famílias tenham aprendido uma maneira diferente de lidar com um filho homossexual dentro de casa, só por assistir à televisão.
Contudo, a telenovela não deve substituir o papel dos pais e da escola na formação dos cidadãos: não se pode esquecer que ela é, em primeiro lugar, mera ferramenta de entretenimento. Os benefícios que se tiram dela vêm em segundo lugar.
~parênteses~
eu não assisto muito televisão, mas eu acompanhei um pouco de Caminho das Índias e essa novela me fez refletir sobre como a mídia manipula informações, por exemplo ao mostrar o rio Ganghes bem limpinho, mas ao mesmo tempo sobre questões cotidianas... como, prq a mulher moderna se maquia só quando vai sair na rua ? a Maya se questionava assim. ela não entendia prq as ocidentais ficavam de cara limpa em casa, justamente quando tinham que ficar mais bonitas, prq estariam com "o seu homem"... tipo, ela só tinha que se preocupar em estar bonita para o marido, e aqui a gente pode ficar feia na frente dele. as indianas estão sempre cheias de jóia e aquele olho gatinho de matar... pelo menos as altas castas, nessa novela, hahah
~fim~
As telenovelas provam ser eficazes, ao chamar a atenção para problemas sociais - como lidar com os deficientes mentais? Quais as dificuldades que um tetraplégico sofre? - mas nem tanto ao apontar soluções a eles.
~parênteses II~
estava vendo Fina Estampa esses dias e o cozinheiro propôs uma questão para o povo que o assistia: prq o governo não incentiva a culinária brasileira no exterior, se muito dela é que atrai os turistas? ele tem um restaurante nessa novela de grande sucesso chamado Brasileiríssimo, que trabalha com "culinária brasileira contemporânea"...
~fim~
E isso é natural: não queremos ver o lado triste do cotidiano e, sim, sua versão romântica e açucarada - objetivo, este sim, satisfatório e plenamente cumprido.
dissertação,
câmera