De volta...

Feb 13, 2004 10:18


Boas gentinha...

Tenho a dizer que durante os últimos dias, desde a partida do meu amiguinho Rudi, nada tive a dizer. Andei à volta de uns trabalhos, nomeadamente à volta de Adobe Photoshop e Illustrator a fazer umas coisas que precisavam de ser acabadas. Enfim, não estive para descrever o "nada de especial" que estava a acontecer, e portantoSSS decidi não preencher o vazio, que também por vezes este é necessário.

Ainda assim, hoje apresento-me aqui para dar uma boa nova. Entrei na Quarta-feira para um curso de formação de Formadores, na Cooptécnica Gustave Eiffel (onde caso algumas almas não saibam, foi onde me formei; 12º ano isto é), e fui ante-ontem à 1ª aula, já que também foi ante-ontem que me inscrevi, devido a uma desistência que me foi reportada de imediato pelo Eng.º Paulo G..

E tudo isto porquê? Porque tenho uma proposta para ir apoiar os prof. a dar aulas ou dar por mim mesmo, e a sós aulas de qualquer coisa.

Não conhecem o objectivo da formação de Formadores? Eu também até há uns anos atrás, também não conhecia. Para melhor compreender, vamos por partes e vamos também tentar vêr os significados de "Formação de Formadores":

Formação, fem.; na forma sing.
            do Lat. formatione
            s. f.,
            acto, efeito ou modo de formar;
            constituição;
            organização;
            desenvolvimento.

Formador, adj. e s. m.
            que ou o que forma;
            que faz formas ou moldes.

Ora portantoSSS, estou num curso onde a acção é formar os que formam! Mas curiosamente, quando se pensa em formação (de modo geral), pensa-se de imediato em ensino, mas erradamente. É verdade que um formador ensina, mas o conceito de formação ultrapassa em muito o método tradicional, por várias razões. Uma e esta a principal, creio eu, é o facto de a formação ser dada considerando os formandos, as pessoas portanto, e não focar toda a atenção no facto de a matéria estar dada a horas ou deixar de estar, como me aconteceu ao longo de anos a fios. O formador, tem como objectivo também unir as pessoas que formam uma dada turma, num grupo, e deve ser capaz de o manter como tal. Tem que ter em atenção que o grupo só avança, quando todos os seus elementos estão preparados.
    Por vezes, quando um dado elemento do grupo não consegue avançar, o formador deve chamar os restantes elementos do grupo para ajudarem o seu colega, visto que o focar em apenas um elemento de um grupo, toda a atenção pode destabilizar o grupo inteiro. Assim, cria-se um ambiente de entre-ajuda e de constante confiança.

Como talvez conseguiram compreender, a Formação diverge em muito do Ensino Tradicional que muitos de vós certamente conhecem.

Bom! Não querendo prolongar muito mais em palavras, vou somente resumir o método de avaliação do curso:

1º - Apresentação de tema livre em 8 minutos (dias 16/02 & 17/02)
2º - Apresentação de tema relacionado com a vida profissional em 12 minutos (dias 15/03 & 16/03)

Não há cá exames escritos para ninguém! Há sim, que fazer uma demonstração do à-vontade com que um é capaz de demonstrar em simulação de aula de formação.

jcse | 13.02.2004
Previous post Next post
Up