Carnaval

Feb 19, 2007 14:47


   Acho tão bobo gente que odeia carnaval :) Não só porque é clichê mas porque é negar a cultura, negar a beleza das cores, negar o quanto é bonito ver todo aquele ânimo, o quanto é legal ver as pessoas trabalhando por algum momento de alegria. É negar entender que carnaval também é máquina de dinheiro, emprego e que produz. É negar que samba-enredo é, pelo menos na grande maioria, inteligente e tem, sim, cultura. É negar que o ritmo do samba contagia e que arrepia ver tanta gente cantando a mesma coisa.
   Eu não nego que sento na frente da tv e me deslumbro com as cores e com o brilho do carnaval do Rio. Tenho plena consciência que por trás disso existe muita criminalidade e tantos outros problemas, só que são os mesmos problemas do nosso dia-a-dia e que não impedem que haja, sim, a beleza. Se o índice de mortos, de crimes e de outros problemas aumentam nessa época é contra isso que temos que lutar e não contra a festa.
   Aliás, vejo o carnaval muito mais como um grande espetáculo. É como uma peça teatral que já é devidamente arrumada e, ainda assim, encanta. Ninguém critica essas peças, não é? Além disso, as pessoas enchem a boca para dizer que todo esse nudismo gratuito é feio, mas eu acho que é uma supervalorização de um falso pudor a causadora dessa opinião. Eu não acho feio, acho tão normal. A maldade está nos olhos de quem vê, talvez. Claro, eu não aprovo a negativa obsessão causada pela indústria da beleza, porém, ela também dita todos os dias do ano, então, por que as pessoas só a criticam de forma tão ferrenha nessa época?
   Agora, acima de tudo, acho que é moda criticar o carnaval. É uma tentativa de ser intelectual ou algo assim. De não se achar parte da massa ou de ser intelectualmente superior. Se as grandes mentes negam o carnaval, todo seus cegos seguidores também o fazem e, justamente por não perceberem isso, são tão cegos. Acham que estão sendo diferentes criticando mas estão sendo tão iguais quanto aos que admiram.
   É como a indústria da moda, onde ser alternativo também já é parte da indústria. É como quem diz que funk não é cultura. Só que é e você não pode julgar porque estará usando algum valor como padrão e seu próprio valor não é correto. Não existem valores completamente corretos.
   As mesmas pessoas que negam o carnaval são aquelas que no Halloween ficam tentando levantar a bandeira do Dia do Saci. Mas se não lutam pelas tradições que já existem, como podem querer sustentar uma nova tradição?.
   Admiro, apoio, mas, claro, também não santifico. Existem problemas e erros, mas isso não muda minha opinião. Não nego que amo o show onde esbalda-se a criatividade porque é isso que falta demais nas mentes tanto dos amantes quanto dos depreciadores desse espetáculo.

Resumindo:
                                  Olha a Beija-Flor aí geeeeeeente :D
Previous post Next post
Up