morning glory

May 15, 2005 10:24

então...faz um bom tempo que isto está parado...mas é por um motivo bastante nobre...na verdade vários motivos...que não vou enumerá-los...toda vez que tenho que escrever alguma coisa aqui some tudo da minha cabeça...mas quando estou andando pela rua, ou coisas acontecem eu penso: isto poderia dar um bom post...mas claro...não ando com blocos para ( Read more... )

Leave a comment

supersonic_ May 15 2005, 17:14:36 UTC
Detesto o Rubem, como um todo. Para mim ele é como o Cacá Diegues, glorificado por apenas um trabalho bom em toda sua vida. No caso do Cacá por "Bye Bye Brasil" e "Feliz Ano Velho" para o Rubens. Pessoas que não fizeram mais nada que prestasse durante o resto de toda sua carreira e mesmo 20 anos depois, após tantas merdas que lançaram, são tratados como gênios. Acho que um artista (aproveito e coloco a Rita Lee também nesse patamar) precisa saber (precisa saber) a hora de parar, de aposentar-se. Eu ainda trataria os 3 com respeito se não tivessem lançado mais nada nos últimos 15 anos (fui até benevolente estipulando esse tempo). Eu poderia citar várias porcarias e defeitos do Rubem, mas em vez de pagar de magoadinho, vou recomendar que você leia Patrícia Melo, uma "pupila" do Rubem. Um caso raro de aluno que superou o mestre. Se você gostou de ¨Feliz...", recomendo então que comece por "O Matador" dela. Livro que o próprio Rubem soube estragar lindamente quando adaptou o roteiro para o cinema recentemente, no filme "O Homem do Ano".

Fica a dica.

Reply

fridolin May 15 2005, 19:25:03 UTC
Eu li O Matador e Acqua Toffana...e olha que luxo...quando fazia francês na Aliança Francesa em São Paulo ela estudava na minha sala e deu pra todo mundo estes dois livros..claro..autografados...e ainda não é que eu fui cruzar com ela na PUC do Rio?...hahaha...mas este meus dias "in" com famosos foram só estes mesmos..hahha...nunca mais...eu curto os livros dela, mas também não li nenhum outro escrito depois, como o Valsa Negra nem o Elogio da Mentira, e não posso te dizer se ela está tomando o mesmo rumo que o Rubem, seu grande e reconhecido por ela mesma, mestre...mesmo rumo quero dizer, escrever sobre a mesma coisa e no mesmo estilo...é como o Jorge Amado, não é que ele seja um escritor ruim, porque ele não é, o problema é que ele é monotemático...e o que enche um pouco o saco....quanto ao roteiro, não vi "O Homem do Ano" e não vou ver, não curto muito dizer "eu odeio",mas para o Murilo Benício eu digo...hahaha...quanto ao Cacá Diegues...bom...sem comentários....e o Feliz Ano Velho é do Marcelo Rubens Paiva...este sim...que escreveu um livro bom, que não é nada original, é apenas um relato da sua adolescência, que não escreveu nada de interessante depois...mas digo isto sem conhecimento de causa...nem suas crônicas que saem no Estadão eu tenho paciência de ler....quanto ao Rubem...acho que ainda vou gostar dele..se ele não fosse um bom escritor não teria ganhado o prêmio Luis de Camões em 2003....

Reply

supersonic_ May 15 2005, 19:37:58 UTC
Eu me referia ao "Feliz Ano Novo" mesmo, do Fonseca. Sempre confundo os dois na hora de escrever, mas a teoria continua valendo. Até acho o Paiva melhor que o Fonseca, enfim. Quanto a Patty Melo, que fofo tudo isso. Para minha ela tinha que entrar para nova formação do "Saia Justa", hahaha! O melhor livro dela, para mim, é "Valsa Negra" e, por incrível que possa parecer, nada lembra qualquer um dos anteriores. "Elogio da Mentira", o segundo romance (e último que li) é péssimo. Tinha vontade de fechar o livro no meio e colocar fogo de tão ruim que era. Mas por ser repetitivo, se eu tivesse lido na época que foi lançado eu poderia até achar interessante. Quanto a linha "Matador", "Inferno" é ótimo também, recomendo.

Fica a dica de novo. =P

Reply


Leave a comment

Up