"If you say to someon that galleries take 50 percent, they'de be shocked by that. In any other bussiness, it's an extortionate amount of money. I've never tought it made much sense."
É verdade, às vezes, a ironia vem donde menos se espera. Se lhe dissermos que a frase acima citada é da autoria de Damien Hirst, acredita? A declaração surgiu a propósito de Beautiful Inside My Head Forever", o leilão resultante da venda directa das suas obras à leliloeira Sotheby's. Livres de quaisquer taxas, as obras serão postas à venda através daquela leiloeira, evitando pela primeira vez o intermediário habitual neste tipo de transacções, as galerias, de forma a combater um sistema "injusto para os artistas", diz Hirst... Perdão, o artista mais rico da Grã-Bretanha.
"Beautiful Inside My Head Forever" irá decorrer em Londres, nos próximos dias 15 e 16 de Setembro, e segundo a Sotheby's prevê-se uma receita na ordem dos 114,5 milhões de dólares. Recorde-se que Damien Hirst é também o autor da obra "For The Love God", uma caveira totalmente coberta com diamantes, que o leitor pode levar para casa pela módica quantia de 50 milhões de libras.
Update:
Bastante oportuno - e com título a condizer -, Damien Hirst é capa da edição europeia da revista "TIME" desta semana (15 de Setembro). "Artist as Rock Star" é o título perfeito de um extenso artigo sobre o artista britânico, que procura saber se o leilão da próxima semana "é o fim da arte ou o início de algo novo". E, porventura, será justo falarmos em Andy Warhol do século XXI?... De qualquer forma, vale a pena gastar 4,20€.