(no subject)

Feb 24, 2005 15:04

ainda do Hunter. é que não se fez tão claro quando logo da notícia. acho que se há algo de surpreender na história toda é ele ter disparado a arma antes dos 70. mas depois dos 65. podia ser um câncer. tá, não vou querer nem saber o que foi, de verdade. afinal, o importante mesmo é a simbologia disso tudo.

gonzo journalism. sou interessado demais por fenômenos da comunicação, chame assim. o Hunter inventou esse termo, e tem toda uma historinha que já li e não lembro, para particularizar o estilo de jornalismo literário que ele fazia. uma coisa meio, ahn, escritor maldito, talvez. muitas e muitas drogas, e um texto meio chapado, e, como insisto, com seus palavrões. imagino que antes da conrad começar a traduzir os livros, aqui não existiam edições antigas, então aquele grupo de fãs

taí, achei besta e perdi a vontade.

a idéia era ver como o suicídio, num caso desses, é a estratégia perfeita para a consagração. todo e qualquer pensador, por medíocre que seja, vale mais morto que vivo. se o Hunter Thompson já tinha, aqui e ali, alguma veneração por estudantes de comunicação e da dita contracultura - que, sendo coerente, vem pregando mais o "deserviço" a cultura do que auxiliando - o emblema de ter estourado os miolos como uma arma fica congelado como símbolo de rebeldia. é o truque mais manjado e ainda de efeito. os livros lançados de agora, independente de serem lançamentos já previstos, vão estar carregados desse símbolo fúnebre. é mais poético e francamente maldito afirmar que o mundo é uma droga. ninguém duvida disso. a dúvida é: onde fica a beleza?

tenho certeza absoluta que uma dezena de pessoas vão me aparecer com respostas bem articuladas, aproveitando a minha falta de desenvolvimento. hunrf.

única referência do jornal daqui.
Notícia real como a vida: Thompson morreu
O cara que criou o Jornalismo Gonzo cometeu suicídio aos 67 anos. Um dos maiores ícones da Contracultura deve ter enjoado de reclamar da pasmaceira e, optou, ele mesmo, pela saída de cena. Pra quem quer conhecer o trabalho de Thompson e suas intrigantes reportagens, a editora Conrad ( www.conradeditora.com.br) lançou dois trabalhos seus aqui no Brasil. "Hell's angels" e "Caçada aos tubarões". Já o seu "Las Vegas na cabeça" rendeu um filme com Johnny Depp, "Medo e delírio", que você pode encontrar na Distrivídeo.
Previous post Next post
Up