Um grande projecto literário!

Jun 21, 2007 00:26

Como é do conhecimento de várias pessoas, eu tenho um gosto particular por romances históricos (desde que bem baseados na verdade histórica, não é meu caro Dan Brown?)

Assim, por exemplo, eu terminei recentemente a leitura de uma novela muito interessante, intitulada "Filipa de Lencastre - Rainha de Portugal". O romance aborda a vida de uma Nobre Inglesa - Philippa of Lancaster - que contrai matrimónio com o Mestre de Aviz: o Rei Dom João I. Filipa de Lencastre foi Rainha de Portugal durante um período de quase trinta anos - 1386 a 1415! Durante esse período, Dona Filipa empreendeu e promoveu uma série de mudanças na corte e no País, como por exemplo, as melhorias arquitectónicas de vários solares reais e promoveu uma importante mudança nos costumes da corte, por exemplo com a promoção da leitura e da educação.

O Livro foi escrito pela Jornalista Isabel Stilwell que, curiosamente, tem semelhanças biográficas com Dona Filipa: ambas são Inglesas por origem e Portuguesas por adopção. Isabel Stilwell é originária de Lancaster, exactamente a região de onde é originária a Rainha Dona Filipa.

Uma pequena nota: o Rei Dom João I foi sem dúvida um dos Grandes Reis de Portugal! Ele e a Rainha Dona Filipa formaram um verdadeiro Casal Real de enorme dedicação ao País!

Assim, tendo em consideração o meu interesse pela História e por romances históricos, fiquei extremamente contente quando soube que uma querida Amiga minha se encontrava a escrever aquilo que, provavelmente, irá ser um fantástico projecto no domínio da Literatura/romances históricos.

A Era de Carlos Magno (Séculos VIII e IX) foi uma das etapas mais fascinantes da História do Velho Continente. Foi nesta época que uma "certa Europa" se começou a formar. Não por acaso, Carlos Magno recebe, por vezes, o cognome de "Pai da Europa". Foi nesta época que a Europa se começou a reconstruir, saíndo da crise dos séculos V, VI e VII, que estão na imediata sequência do fim do Império Romano.

Assim, não nos deve surpreender que a época de Carlos Magno seja tão rica em lendas e narrativas de feitos heróicos, onde a realidade, a ficção, a lenda e o mito se intercruzam. Várias dessas lendas focam, como seria de esperar, os combates e a divisão entre Muçulmanos e Cristãos. Honra e Nobreza existiram dos dois lados e as narrativas reflectem isso mesmo.

Entre essas narrativas, aquela que despertou a atenção da minha Amiga, relata o Amor trágico e belo de uma Jovem Guerreira Cristã - Bradamante - e de um Cavaleiro Muçulmano - Ruggiero.

Dois grandes poetas - Boiardo e Ariosto - compuseram dois poemas épicos (verdadeiramente gigantescos!) onde, entre outras histórias, se narra o Amor de Bradamante e Ruggiero. Estes poemas são grandiosos na qualidade e... no tamanho! Se algum de vós já os leu, sabe daquilo que estou a falar!

Assim, a minha Amiga Linda, decidiu-se por uma tarefa enorme, difícil e belissima: recontar, sob a forma de um romance, a história de Amor entre Bradamante e Ruggiero, tendo como base principal, os poemas de Ariosto e de Boiardo. Esta é uma tarefa muito díficil. Não tenhamos ilusões a este respeito! Quer pela dimensão e complexidade dos poemas épicos que servem de base ao romance, quer pelas dificuldades de descrever com rigor histórico e geográfico a Europa dos Séculos VIII e IX, a minha Amiga tomou a seu cargo uma tarefa literária (eu diria cultural!) de grande dificuldade.

Não esqueçamos, entre outros aspectos, que a documentação existente sobre os séculos VIII e IX não é propriamente a mais extensa e a mais fiável. Descrever factos que ocorreram há mais de 1000 anos constitui um desafio muito exigente. Tanto mais que os poemas, tendem a misturar a lenda e o facto histórico. Assim, é necessário um trabalho de investigação rigoroso,
sobretudo se queremos que uma obra literária tenha uma base sólida do ponto de vista histórico e geográfico.

É importante mencionar, que eu tenho lido o manuscrito à medida que ele vai sendo produzido. Assim, tenho plena consciência da qualidade do material já escrito e, ao mesmo tempo, sei das exigências de rigor que a minha Amiga a ela própria se obriga. Por outro lado, uma vez que Linda é americana, eu tenho fornecido algumas informações, sobre história e geografia europeias e sobre aspectos culturais da época como por exemplo a evolução linguística da Europa Ocidental.

Assim, estou realmente impressionado com a "Coragem Literária" da minha Amiga do outro lado do Atlântico!

Faço aqui uma previsão: a história de Bradamante e Ruggiero é uma das narrativas mais belas dos tempos de Carlos Magno. Tendo em consideração o talento literário de Linda, acho que em breve uma interessantissima novela estará disponível nas livrarias!

Dome

P.S. para quem quiser saber mais, aqui fica o link para o blog literário da minha Amiga

http://lcmccabe.blogspot.com
Previous post Next post
Up