(no subject)

Jun 13, 2007 20:30

Termino de ler a longa e confusa estória encontrada em "O Cortiço" - Aluísio Azevedo. Farei prova amanhã sobre este e sinto-me um caco.   Infelizmente, ou talvez felizmente, a prova não gira apenas ao redordo livro, tenho que estudar também sobre a literatura da época, em geral. Reaslimo- Naturalismo, Parnasiansismo e Simbolismo são os temas principais.
Nossa, como a preguiça me afoga.  Vou estudar por aqui. Copiando . hahahaha

O Realismo/Naturalismo no Brasil inicia em 1881.

Início: Realismo -  Memórias  Póstumas de Brás Cubas  -  Machado de Assis.
            Naturalismo - O Mulato - Aluísio Azevedo.

Ambos em 1881.

Aluísio Azevedo nasceu no Maranhão, foi o primeiro escritor no país a decidir-se pela literatura como forma de sobrevivência, escreveu romances ótimos, tais como O Mulato (romance que o projetou intelectualmente, foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro), o Cortiço, entre outros.
Em seus escritos, usava de temas como os conflitos humanos, visto à luz dos princípios do Naturalismo (o ser humano é produto do meio, da educação,...)

*Um dos valores maiores de Aluísio, que vemos retratados em o Cortiço é sua facilidade em fixar conjunto humanos, em fazer uma análise de tipos sociais, só que esses tipos só se manifestam como uma “conseqüência” do meio, pois o grande personagem na verdade é o conjunto, ou seja, o cortiço. Os personagens modificam-se por influência do meio.*

Outro fato que é bastante destacado na obra é o sexo, várias cenas são descritas em cima desse tema, e essas descrições são feitas de modo bem detalhista e realista, tomando para isso, termos científicos, biológicos, fazendo alusão às idéias correntes na época: o cientificismo, darwinismo e todas as demais teorias biológicas que estavam em alta, e eram características principais do Naturalismo. [é vero hahahaha]

aff, cansei ¬¬
Seja o que vier amanhã.
Previous post Next post
Up