This town is coming like a ghost town ...

Jan 19, 2005 20:07

" Why must the youth fight against themselves ? "

Em finais da década de 70, o Reino Unido vivia momentos de tensão e de alguma agitação. Por um lado a dificil situação social existente por todo o território britânico equilibrava-se na ténue linha do desemprego, ao abrigo de políticas de contenção económica, fruto ainda da extenuante saída da segunda guerra mundial. Margaret Thatcher tinha chegado ao poder e por todo o país focos de violência alastravam-se, verificando-se a emergência cada vez maior de grupos extremistas como a National Front, que apelavam a posições racistas e a métodos pouco democráticos. É neste contexto que surge em 1981 o EP Ghost town dos The Specials, um ano após Lynval Goldings, um dos vocalistas da banda, ter sido agredido por um grupo de membros da National Front numa rua de Londres (originando o tema " Why "), um ano após sucesivos motins terem rebentado em várias cidades britânicas, num ano marcado pela violência de índole racista que instituía um sentimento de medo por todas as ruas de Londres e demais cidades.

Terry Hall e companhia, gravaram em 81 um dos melhores EP's da história musical britânica, ao qual decidiram chamar Ghost town, EP esse que nas três musicas que continha se tornou um fiel testemunho e uma activa resposta ao estado a que se tinha chegado (da mesma forma como " Down in the tubestation at midnight " dos The Jam também o era!).

A primeira faixa, Ghost town, poderia ser o estereótipo de uma qualquer cidade naquele momento : cinzenta, marcada pela violência, debatendo-se com o desemprego, na qual a música já não tem lugar (« Bands won't play no more / too much fighting on the dancefloor "). A dada altura, Terry Hall interrompe um fantasmagórico orgão e nostalgicamente questiona : " Do you remember the good old days before the ghost town ? ". O tema encerra com um memorável solo de sax de Rico Rodriguez. Não menos importantes são os dois restantes capítulos deste EP : em " Friday night, Saturday morning ", Terry Hall num tom brilhantemente letárgico esconde, por detrás da descrição de uma animada saída nocturna semanal, referências á violência vivida nos clubes nocturnos, ao vazio destes e ao aborrecimento.. noites essas que acabam sempre da mesma forma : " Wish i had lipstick on my shirt / instead of piss stains on my shoes " ; no final deparamo-nos com " Why ", testemunho de Lynval Goldings, do qual basta-nos transcrever as seguintes linhas : " Why did you try to hurt me ? / why did we have to fight ? / i have to defend myself / from attack last night ".

Em conclusão, Ghost town tem-se feito escutar vezes sem conta esta semana cá por casa. Fez-me procurar a história de que se reveste. Fez-me pular um pouco, confesso.. I guess i want to be Terry Hall .. for a day ... it's Special. :)
Previous post Next post
Up