Uma carta pelos Direitos Humanos

Dec 07, 2006 16:54


Amnistia Internacional

Maratona de Cartas - 9 e 10 de Dezembro

Já vai na 6ª edição e todos os anos os resultados superam as expectativas: em 2005 escreveram-se mais de 79,000 cartas em todo o mundo num só dia!

O objectivo desta iniciativa é enviar o maior número possível de cartas para apoiar, individualmente, as vítimas de violações dos Direitos Humanos. Na maior parte dos casos, as cartas enviadas resultam numa melhoria das condições das pessoas visadas nos apelos.

Não é preciso grande esforço para participar na maratona. Cada participante deve apenas escrever algumas cartas, pois o que importa é o número total de cartas. Afinal, todos juntos fazemos a diferença...

Para este ano seleccionámos 5 casos que pretendem ilustrar a diversidade de situações que a AI tenta inverter todos os dias. A nossa atenção focar-se-á no conflito no Sudão, que já dizimou a vida a milhares de pessoas desde o início das hostilidades em 2003; na situação de Guantánamo, através do caso pessoal de Abdulsalam al-Hela,; no "desaparecimento" de Sanjiv Kumar no Nepal, um estudante de 24 anos suspeito de envolvimento em actividades maoistas; no caso de Jean Charles de Menezes, um brasileiro morto pelas autoridades inglesas na sequência dos atentados ao metro de Londres e nos casos de Hassiba Boumerdesi e Amine Sidhoum, dois advogados, activistas dos direitos humanos que correm risco de serem suspensos da sua actividade e serem condenados a vários anos de prisão por se oporem à tortura e julgamentos injustos na Argélia.

Onde?

Este ano está confirmada a realização em 36 países:

África do Sul, Argélia, Austrália, Bahrain, Barbados, Bermudas, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, EUA, Federação Russa, Finlândia, Formosa, França, Grécia, Islândia, India, Irlanda, Itália, Japão, Mali, México, Mongólia, Paraguai, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Senegal, Suécia, Suiça, Tunisia, Zâmbia.

Em Portugal:
FNAC Chiado (Lisboa) -  10 Dezembro (10h - 22h)
Galeria Zé dos Bois - Bairro Alto - Lisboa - 9 Dezembro - 19h-23h
ART - Associação Residentes de Telheiras - Rua Prof. Dias Amado, 8 - Lisboa

Caldas da Rainha - Café "Pópulos" - Parque da Cidade
Sardoal - Centro Cultural  - 10 Dezembro (15-18 Hrs)
Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça

Como participar individualmente:
Mesmo que não seja membro da Amnistia Internacional pode participar na Maratona das Cartas. Basta seguir as indicações:

1. Visite os locais de realização da maratona (ou peça os casos para o email: l.marques@amnistia-internacional.pt).

2. Escolha um dos casos da Amnistia Internacional;

3. Escreva uma carta ou um e-mail, reportando-se ao caso escolhido, em defesa das vítimas de violações dos Direitos Humanos;

4. Escolha outro caso e repita os pontos 2 e 3;

5. Informe-nos, quando tiver acabado, do número de cartas que escreveu e das causas escolhidas; (No final da maratona será apurado o número total de cartas escritas no mundo inteiro)

6. Envie as cartas o mais depressa possível.
Previous post Next post
Up