Alongamento contra L.E.R.

Nov 21, 2016 08:00

Bah, no último chocolate quente que eu tomei não tinha Jack Daniels. (Nenhum álcool, mas todas as calorias. Omg, as calorias! Com friozinho fora de época é mais agradável se exercitar, mas agora o calor parece que chegou.


Pelo menos eu acho. Só que não é de exercícios aeróbicos que quero falar, e sim de alongamento e ergonomia.

A bendita L.E.R. andava batendo aqui na minha porta. (Deixei de fazer tanta coisa por sentir dor na mão direita que até agora tenho vontade de arrancar os cabelos. Sério. Tem tanta coisa engavetada, aff.) O que me ajudou foi o repouso, e agora o alongamento e o cuidado com a força exagerada.

Com o tempo, fui acostumando a segurar qualquer ferramenta com força, sem descansar as mãos às vezes por horas. Fosse escrevendo, tricotando, fazendo artesanato, lavando a louça. Isso é péssimo.

Pesquisei e procurei reverter tudo isso.

Pausas e alongamentos são a chave.

O lembrete constante de fazer pausas na atividade e de relaxar e alongar os músculos durante isso parece cansativo no começo. Mas é incrivelmente fácil de se acostumar. (E muito mais agradável do que deixar de fazer meus projetos e sentir dor. Agora eu faço todos os dias sem nem me dar conta. Me sinto super fitness, hOhoh0o!)

Fica super fácil fazer isso com um programa rodando no computador que avisa os horários dos intervalos. O plus é que isso também me tranquiliza em relação à produtividade, dá pra se concentrar sem preocupação, pois o alarme vai avisar em alguns minutos quando for a hora de parar. Além disso, o corpo se acostuma rapidamente à sensação de não fazer força desnecessária e relaxar constantemente as mãos.

E o plus plus: sem dor.

Essa função toda também me deixou mais consciente da minha postura, ajudando a diminuir o desconforto nas costas e me obrigando a respeitar os intervalos para as vistas, que eu já vinha fazendo há tempos.

Os olhos também sofrem se não recebem descanso.

Por nos concentrarmos demais nas atividades, (binge leitura de slash, binge assistir os shows, binge tudooo) não piscamos a quantidade necessária e forçamos a vista a ficar fixa em uma distância constante, seja da tela, seja do artesanato. Eu já tinha receita médica para usar colírio por causa disso. Agora, a pausa serve pra tudo. O alongamento, a correção na postura, beber água, descansar e movimentar os olhos.


Agora AO3 e tumblr têm temporizador, très chiq!

Ah, mas eu disse tudo isso e esqueci do disclaimer básico, afff:

Se está sentindo dor, peça ajuda ao médico!

Sobre os exercícios:

Estes são os que realmente me ajudam, agora que a dor passou e eu voltei a trabalhar. Experimentei vários, e estes são os mais agradáveis e fáceis de memorizar. Encontrei-os pelo site Arte com Papel. (Confira o post deles sobre Como evitar lesões ao fazer artesanato).

Aqui vai o vídeo com os exercícios de ginástica laboral do Centro Universitário UniSEB:

image Click to view


fonte [canal UniSEB Interativo]

O bom de tudo é que esforço repetitivo não causa lesão se for realizado corretamente.

Então, cuide-se. Pare uns minutinhos e faça um alongamento, ok?

Trouxe até uma musiquinha aqui pra relaxar (mas também se mexer):



Até a próxima!

blablá

Previous post Next post
Up