Meus leitores (mais provavelmente “leitora” no singular seria um termo mais apropriado) devem estar cientes do que é chamado a Regra dos quinze, normalmente é bem citado em sites e blogs de conteúdo nerd brasileiro ,no Judão foi o primeiro lugar onde eu li a respeito se a minha memória não esteja me falhando, caso você não saiba a regra dos quinze diz que caso o individuo tenha assistido, um filme, desenho, serie, ou lido um determinado livro, comic ou mangá antes da idade de quinze anos o mais recomendável é que não reassista após a idade de quinze anos pois normalmente o que acontece é uma perda da magia original e muitas vezes até um desgosto geral com a obra em si vista agora com olhos mais maduros, em geral não vale a pena. Felizmente para mim a regra dos quinze normalmente não se aplica a mim, isso tem duas explicações prováveis , a 1° Meus gostos e opiniões ainda são limitados a uma visão infantil/pré-adolescente , ou 2° Eu tinha um gosto ótimo dês de criança, por motivos óbvios me sinto mais inclinada a acreditar na segunda hipótese, na verdade até pouco mais de uma semana atrás eu não tinha encontrado nada que se encaixasse nisso, aí infelizmente eu assisti A pequena sereia.
Quando eu era criança eu adorava A pequena sereia, eu tinha o vhs que levava pra todo canto, um monte de bonecas da Ariel ,um boneco de pelúcia do linguado que tenho até hoje, tive três festas com o tema Pequena sereia e nas três eu usei minha fantasia de Ariel durante as três ,na verdade tenho uma memória particularmente vivida de chutar um garoto no escroto usando essa fantasia após ele ter dito que eu não poderia ser Ariel por não ser ruiva. Esse filme foi um dos ícones mais importantes da minha infância. Por isso a minha surpresa ao reassistir o filme mais cedo essa semana descobrir que Ariel é uma versão meio-peixe de Bella Swan.
Ariel é uma personagem fútil, imatura e irritante ,o que seria ok se ela começasse assim e evoluísse ao longo do filme para uma pessoa melhor ,mas nesse filme isso não acontece ,acho que analisando dois aspectos do filme isso se mostra claramente , esses aspectos são o “Romance” do filme e o tratamento que Ariel dá a sua família e amigos.
1° O “Romance” - Ariel se apaixonou por Derek simplesmente por ele ser fisicamente atraente, ela nunca o viu por mais de quinze minutos e nunca se quer conversaram ,e mesmo assim ela estava disposta a deixar para trás sua família, seus amigos, sua voz ,o seu mundo inteiro , e até possivelmente a sua vida só para ficar com ele. Ariel age como uma stalker, espiando o rapaz e flertando com uma estátua dele (creepy, creepy, creepy) .Nas cenas seguintes a transformação apesar de algumas serem visualmente encantadoras não é possível ver nenhum tipo de conexão além da física entre os dois e mesmo no final do filme eles ainda mostraram ter nenhuma conexão e se casam mesmo assim.
2° O tratamento que Ariel tem para com sua família e amigos - Numa das primeiras cenas do filme ela já mostra não ter a mínima consideração para com sua família arruinando uma celebração que claramente era importante para todos por simplesmente querer fazer outras coisas , e não é como se fosse algo padrão, apenas algumas horas para cumprir seus deveres e depois ela poderia muito bem voltar a ter suas aventuras. E o desejo dela de ir para o mundo da superfície é bem menos tocante quando comparado com Rapunzel eu tem um desejo parecido, sendo que a ultima vivia apenas em uma torre cujos únicos contatos que teve ao longo de dezoito anos foi com a mãe e o animal de estimação, e Ariel tinha pais, irmãs e amigos que a amavam, um mundo inteiro a sua disposição e não valorizava nada disso , sendo que quando Úrsula propõe o acordo ela pondera apenas por uns cinco segundos sobre o fato de nunca mais poder ver sua família de novo mas logo esquece quando Úrsula a lembra que vai ter o seu Homem ,e após a transformação nem se lembra mais deles. E após se casar com Derek ela nem vai ter as aventuras no mundo da superfície que ela tanto dizia que queria ,mas sim apenas se casa e permanece no castelo como uma esposa troféu sem outros sonhos ou aspirações além de manter seu homem e fazer bebês.
Ariel é uma péssima heroína e um péssimo exemplo, e me sinto verdadeiramente triste por muitas meninas ,inclusive eu mesma por termos crescido com ela como uma espécie de ideal.
O filme ainda tem alguns pontos positivos como os personagens secundários ,os animais são particularmente adoráveis, assim como as músicas e visualmente é lindo, mas o fato de Ariel ser uma protagonista tão ruim fazem até essas coisas perderem um pouco do encanto.
Meu aleatório mas eu tenho que mencionar : Nas ultimas décadas as princesas da Disney são conhecidas por ter hobbies, Bela era ler, Tiana cozinhar, Rapunzel tem uns 50 diferentes , e a Ariel o hobbie dela é achar coisas, pois é Ariel é uma Hufflepuff (essa piada só faz sentido se você previamente tenha assistido A very Potter Musical)