Depois de ler uma fanfiction baseada no livro "A Mulher do Viajante do Tempo" eu fiquei curiosa e num impulso comprei o livro, e agora ao ler o livro vi que foi um dos melhores impulsos que já tive. Não somente o tema é interessante como a história também o é. Os personagens são verdadeiros, com problemas verdadeiros, que poderiam muito bem viver no mundo real, se não fosse o pequeno detalhe de que Henry é um relutante viajante do tempo. Relutante porque ele faz estas viajem para o futuro ou para o passado sem querem, sem aviso prévio, a qualquer hora, desde que seja uma hora de muito stress, sem saber muito bem para aonde vai e quando vai. A única certeza que ele tem é que em algum lugar do espaço tempo ele vai parar pelado e com muita fome.
Mas o livro é mais do que viagens no tempo, este é na verdade uma história de amor entre o que se pode chamar de almas gemeas. Clare e Henry se conheceram oficialmente quando ele tinha 28 e ela 20, mas como Henry mesmo gosta de dizer ele conheceu Clare quando ele tinha 28 mas ela o conheceu quando tinha apenas 6 anos e Henry 36. E dos 6 aos 18 anos ambos se viram por 157 vezes. Por causas destes encontros a infância e adolescencia de Clare foram diferentes do que a das outras pessoas, visto que ela não tinha um amigo imaginario como várias crianças mas sim um homem que veio de diversas partes do futuro mas que sempre alegava que seria seu futuro marido. Com o tempo Clare se descobre apaixonada por este homem mesmo porque ela sabe que ele é seu destino e quando ela o encontra novamente, mais novo do que ela já mais viu, ela não hesita em se entregar a esta paixão.
O que torna esta história mais interessante é que ao conhecer Henry, Clare já sabe muito do que vai acontecer, mas para ele aquilo tudo é novidade, aquela mulher é uma estranha mas que no primeiro encontro diz que sabe que eles vão acabar casando. Para ambos estes primeiros encontros são estranhos porque se antes ele é quem sabia muito sobre o futuro dela, agora é ela que sabe muito sobre o futuro dele. E agora ambos caminham para um tempo em que saberão tudo sobre o outro.