Fui na semana passada à Loja de Cidadão para fazer o cartão de cidadão (adeus velhinho BI mega largo e amarelo), 1 ou 2 dias antes do prazo expirar. Quando fui atendida, a mulher (é mesmo mulher, não é senhora, é mulher), não sem antes ter continuado a conversa importantíssima sobre carros e boleias que estava a ter com a colega do lado, revira-me os olhos quando lhe disse que queria mudar a morada com que ia ficar o cartão (que eu nem sabia que ficava nos dados do cartão, mas que ela me disse que ficava no chip), pois era diferente da que estava nas Finanças. Ela diz-me que os dados vêm de lá e que ela não os pode modificar, mas que se for mudar depois do cartão estar feito que teria de pagar 3€! Digo-lhe que assim não quero fazer o cartão.
Fiz a mudança de morada online, no Portal das Finanças, que apesar de ser fácil, o processo acaba por demorar imenso tempo pois após se submeter, tem de se esperar por uma carta que tem um código para inserirmos no Portal para comprovarmos que não somos macacos amestrados e a alteração sortir efeito. Faz hoje uma semana que ainda estou à espera da carta. Gosto muito que mudem os processos para online, muito mais célere, sim senhora :)
Entretanto, claro, o BI caducou. Fui às Finanças ver se acelerava o processo, mas já não podiam mudar a morada no sistema porque.... o BI estava caducado(!). Expliquei ao senhor o que me tinham dito na Loja de Cidadão (
IRN), onde diziam que o fluxo da informação era no sentido Finanças -> IRN e ele ficou irado - "Isso explica muita coisa!! Por isso é que as moradas vêm todas antigas...blabla", "Por isso é que isto tá assim!..." - furioso com os outros e não comigo, pois o fluxo é IRN -> Finanças! E eu disse-lhe que se voltasse lá a mulher me dizia o mesmo, blábláblá... Ao que ele diz que não tinha hipótese senão lá ir porque estava caducado mas para voltar lá (!) com o comprovativo que depois viam a questão ali. Mais uma voltinha, mais uma moedinha - se calhar somos mesmo macacos amestrados (cordeirinhos já percebi que sim!).
Estive para esperar pela carta do Portal das Finanças para não me ter de chatear na Loja do Cidadão. No entanto, como andava há uns dias com o BI caducado, qualquer dia quem apanhava uma multa era eu... Hoje fui fazer o cartão, já mentalizada que não saía dali sem o fazer e sem a morada que queria. Primeiro ia esclarecer a mulher com o que me tinha dito, ia dizer-lhe que estava errada e a informação que ela tinha não era correcta, se continuasse a teimar ia pedir para chamar o superior porque queria fazer a mudança da morada e não saía dali sem o fazer. Se isso não resultasse, escrevia no Livro de Reclamações (nas repartições públicas também existe disso, certo?? Espero que sim). É que estou farta destas más comunicações entre organismos, é uma falta de respeito para com as pessoas, que perdem imenso tempo e dinheiro com isto! Já não é a primeira vez que isto acontece, e além de uma pessoa ser atendida com 3 pedras na mão, um ar de enfado e "estou farto disto e de vocês todos " (não os censuro, mas é que é geral que farta..), parece que nós é que lhes estamos a fazer um favor e podem falar e dizer o que e como bem entenderem pois só eles é que conseguem fazer aquilo que nós precisamos naquele momento... Verdade, infelizmente!
Então hoje chego lá e uma senhora (senhora, sim, embora com ar muito enfadado), ao perguntar-me se há algum tipo de alteração aos dados, eu digo que quero mudar a morada e ela diz: "Ok".
WTF?...
E é isto. Gotta love Portugal (nova tag).
Mas claro, a parva fui eu que no final gastei mais em tempo e dinheiro nesta saga do que se tivesse pago os malfadados 3€ um dia (mas que também teria de voltar LÁ, por isso...) - mas isto apenas porque gosto pouco de dar dinheiro ao estado, assim como quem dá cá aquela palha, mais ainda do que já dou.
Mais alguém ficou horrivelmente mal na fotografia do cartão? É que eu acho que é impossível ficar bem.