O que é um preço justo em Lolita?

Feb 07, 2016 14:03


"O QUE É UM PREÇO JUSTO EM LOLITA?" Taí uma pergunta polêmica que praticamente não tem consenso.

Pra uns é caro, pra outros é barato, outros acham OK e outros tão gritando que fulana é scalper e "como esse preço é absurdo!!!1!11!ONZE!!!"

Já fui de todos esses times ao longo desses dez anos na moda, hahaha. O que eu posso dizer é que, apesar de variar o que é barato ou caro pra cada um de nós, nossa referência principal é o que cabe no nosso bolso.

Então mesmo que a peça tal da marca XYZ seja maravilhosa, bem pensada, bem feita, com o caimento ideal, vá durar para sempre, pode ser que ela seja cara demais pra mim - a peça talvez até VALHA aquele preço, por inúmeros motivos, mas eu não tenho como bancar / eu não consigo, dentro do meu contexto e realidade, achar aceitável pagar esse preço. Então, essa peça não é para mim.
Tem as meninas que chegam numa situação dessas e guardam dinheiro por meses a fio para conseguir aquele vestido bendito. Se para elas, o vestido tem esse valor, o preço se torna algo mais palatável, e elas lutam para conseguir isso. Fico feliz por essas meninas assim!

Agora, eu sei que muitas de nós não vamos ter essa determinação de juntar tanta grana pra uma só peça. Ou pode ser que você pense que não faz sentido gastar 500 dilmas num vestido já usado, que você vai usar duas vezes no ano, se tanto - e que mesmo que você queira revender depois, pode não conseguir todo esse valor de volta.

Pode ser que você tenha visto o valor dos itens crescer assombrosamente ao longo dos anos, que aquela saia de brand que a pessoa comprou por 90 reais esteja sendo vendida a 300 agora, só porque sim. Só porque as pessoas interessadas em comprar não pesquisam, ou pode ser que TUDO esteja sendo taxado.

Pode ter a réplica a quase 800 reais, que é 90% do preço do original. Pode ser que peças feitas por ateliers novos ou costureiras, que não estão maravilhosas, estejam custando mais que muita brand disponível no país.

Pode ter gente vendendo usado com defeitos demais pelo preço de algo novinho só porque está no Brasil.

Pode ser muita coisa.

Mas o que eu não quero que seja é DESINFORMAÇÃO.

Então, como faz? Como saber se o preço é justo ou não?

Primeiro, saiba o quanto você está disposta a pagar. Mas uma dica: PESQUISEM.

Se você está comprando Handmade, procure saber quanto os tecidos e rendas custam. Olhe mais peças confeccionadas por essa lojinha / pessoa / atelier. Procure por reviews. Saiba como são os acabamentos. Se você for extremamente aventureira, TENTE COSTURAR e veja como é trabalhoso fazer costuras tão detalhadas com um acabamento realmente legal - sem mil fios soltos, sem costura torta, sem tecido ~engruvinhado~.
(não sei como falar isso de outro jeito! seria "torto", frazido errado, mal-feito, sei lá, uma bagunça.)

Se você está comprando brand, veja quanto o real está custando agora em relação ao dólar e ao iene. Use o Lolibrary e o HelloLace para ver quanto as peças custavam originalmente, ou entre nos sites das marcas, caso seja uma peça atual/ainda em estoque. Procure nos leilões como o mbok, yahoo auctions, na velha EGL comm sales e no próprio Lace Market para ver por quanto estão vendendo essas peças atualmente. Procure pelos itens e mais de um grupo brasileiro de vendas.

Se você já tentou preparar uma estampa/print para imprimir, você sabe o quão difícil e fazer a print ficar boa no tecido e na peça final, e como é infernal achar um lugar que faça a impressão no tecido sem errar maravilhosamente o seu rapport ou o tecido ou o tamanho. (ou o preço e a quantidade, hahaha.)

Se você está comprando réplicas, procure saber quem produziu essa réplica e o valor dela originalmente, assim como a qualidade do trabalho. Saiba quanto custou e quanto custa um original. Não seja enganada se você _pode_ comprar e usar a original mas está comprando a réplica só por desinformaçào.

Se você está comprando itens offbrand, coisa do taobao e aliexpress mesmo, é só ir nos dois benditos e pesquisar.

No geral, é possível que você consiga saber quanto o item custou originalmente e quanto a vendedora BR está lucrando em cima. Aí caberá a você decidir se isso vale ou não pra você. É ISSO que torna o preço justo para quem compra.



--

Só um adendo: se você não acha justo, só significa que o item não é para você.
Se quiser comentar com seus amigos, seja para rir ou chorar, fique à vontade. Se você chegar e conversar muito na parceria com a vendedora, por inbox, pode ser que ela perceba como as coisas podem ficar melhor pra ela e pra possíveis compradores.
Agora, comentar no post da vendedora para atrapalhar, avacalhar na internet publicamente, postar em grupos de hate/secrets... Cara, não perca seu tempo.

lolita, lifestyle

Previous post
Up