E o prêmio vai para...

Jun 17, 2013 23:39






E o melhor da viagem foi: o Cañon del Colca.

Este Vale e Canyon é impactante pela paisagem e pela capacidade de nos transportar para tempos pré-andinos. As paredes deste vale imenso cheias de terraços/socalcos Agrícolas alguns ainda hoje com as senhoras vestidas de forma tradicional e com as cores bem andinas de antigamente a ceifas cereais, têm a capacidade de imaginar não uma senhora aqui ou ali a ceifar, mas sim centenas, milhares delas por todo o vale com as suas vestimentas lindas tal qual uma palete de cores fortes como os tons cor-de-rosa, os lilases, roxos, vermelhos, verdes, todos tingidos por pigmentos naturais e tecidos de forma manual.

As aldeias em si, não são muito bonitas, já que as novas construções sem nenhuma supervisão urbanística e a maioria construções toscas e de gosto duvidoso, chocam bastante com algumas casas, edificações e muros andinos e pre-andinos. Mas isto é de alguma forma superado pelas pessoas que caminham e povoam as praças e ruas destas mesmas povoaçoes.

Este vale ancestral, rodeado de montanhas e vulcões e cheio de socalcos até perder de vista tem a sua base a 3.600 metros sobre o nível do mar e que numa ponta tem a povoação de Chivay, que também é a mais importante, e na outra ponta fecha-se num canyon impressionante que no ponto mais profundo chega a 4.200 metros de profundidade, tornando-o segundo a UNESCO o 3º vale mais profundo do planeta, quase 3 vezes mais profundo que o Grand Canyon nos Estados Unidos.

.06.13. Cañon del Colca, Peru.
Previous post Next post
Up