PS chumba proposta para suspender construção do novo Museu dos Coches

Jun 13, 2009 11:17


PCP questiona necessidade da obra, Bloco de Esquerda abstém-se

PS chumba proposta para suspender construção do novo Museu dos Coches

12.06.2009 - 13h52 Lusa

O PS chumbou o projecto de resolução do PCP que recomendava a suspensão imediata da construção do novo Museu dos Coches, que contou com votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PEV e dos deputados socialistas Manuel Alegre e Matilde Sousa Franco.

O projecto de resolução apresentado pelos comunistas propunha também a abertura de um processo de discussão pública sobre a construção do museu e mereceu ainda a abstenção da bancada do Bloco de Esquerda.

Segundo o projecto de resolução do PCP, o Governo “não conseguiu até hoje explicar a necessidade de construir um novo Museu dos Coches, muito menos justificar a construção desse museu como prioritária face a outras necessidades de investimento museológico ou cultural”.

Considerando a decisão do Governo “desastrosa”, o deputado comunista João Oliveira defendeu a suspensão “imediata” do processo de construção do novo Museu dos Coches nas instalações das antigas Oficinas Gerais do Exército, além de um processo de discussão pública sobre o projecto e as suas consequências para os museus e serviços envolvidos.

Durante a discussão da proposta no Parlamento, a 4 de Junho, o deputado do Bloco de Esquerda Fernando Rosas criticou o facto de não ter sido aberto um concurso para a obra e para a escolha do arquitecto.

Também a deputada do PSD Zita Seabra criticou a construção de um novo edifício público orçado em cerca de 30 milhões de euros sem concurso público para a escolha do arquitecto.

Zita Seabra considerou que a verba poderia ser utilizada em outros museus que necessitam “urgentemente” de obras de conservação e restauro.

O deputado do Partido “Os Verdes” manifestou-se igualmente contra a construção de um novo museu e adiantou que o Governo ainda não explicou qual o motivo da mudança de instalação. “Só vejo uma justificação: há dinheiro, gasta-se”, realçou.

Por sua vez, o deputado socialista João Serrano argumentou que “faz todo o sentido” esta nova construção.

in Publico.Pt

Eu ando muito dada às notícias, ando. Mas, realmente, recebi isto agora no mail e não podia deixar de partilhar e comentar.
É nisto que dá uma maioria absoluta. Com quase todos os partidos da oposição a defender a suspensão da construção de um novo Museu, o PS mesmo assim chumba a proposta. Vamos lá gastar uns milhões de euros, pois então! As dezenas de museus que estão a ver o seu espólio a degradar-se por não terem fundos não interessam nada. Interessa é dar mais uma obra a uma empresa de construção qualquer, para ganhar mais uns favores (ou pagar.. tanto faz!).

Com 30 milhões de euros fazia-se tanta coisa noutros museus... Nomeadamente, nos museus que andam a fechar total ou parcialmente por falta de pessoal por não haver dinheiro.

Enfim. Não compreendo. Mas, se calhar, não é para compreender. Sonho com um mundo utópico onde os museus públicos não se pagam. Ah! Pois. Não é assim tão utópico. Em Londres isso já acontece. Mas Londres está assim a modos que noutra dimensão que não a nossa. E isto sou só eu a pedir demais.

Recordo-me de um projecto para a criação de um Museu que apresentei numa cadeira da faculdade, a par com outra colega, em que conseguíamos arranjar maneira de não se pagarem as entradas no Museu. Devemos ser génios, nós... Porque ainda ninguém pensou nisso!... O que é certo é que há museus que cobram quantias irrisórias nas entradas, e lá se vão aguentando. Se tivessem apoio do Estado, acho que todos os museus se conseguiam manter. Mas isto já sou eu outra vez na minha utopia.

E, depois disto, voltei a estar com vontade de fazer o Mestrado em Museologia. O que vale é que as candidaturas devem estar a começar e eu ainda não me consegui decidir. Moeda ao ar?

Previous post Next post
Up