Notícia no DN Como transformar um clip vermelho numa vivenda em apenas 12 passos
Há muitos anos, havia em Portugal uma história infantil sobre um macaco que do rabo fez uma navalha e que, através de trocas sucessivas, conseguiu uma viagem para Angola. Hoje, a Internet permite tornar reais essas histórias fabulosas. É o caso de um canadiano que, num ano, conseguiu transformar um clip vermelho numa casa.
12 de Julho de 2005. Kyle MacDonald, de 26 anos, põe um anúncio na Craiglist.com propondo trocar um clip vermelho por qualquer objecto ligeiramente maior e melhor. Dois dias depois, recebe uma chamada de duas canadianas de Vancôver. Encontra-se com elas numa loja de conveniência, onde troca o clip por uma esferográfica em forma de peixe.
Mais tarde, troca a esferográfica por um puxador de porta de uma mulher, em Seattle. E o puxador por um fogão portátil, em Massachusetts. Nessa altura, espalha-se já a notícia das trocas, e Kyle MacDonald cria um site dedicado à sua experiência: OnePaperClip.com.
Começa a receber dezenas de cartas e as propostas mais mirabolantes. A ideia corre-lhe bem e traça metas mais altas: o que tinha começado com um clip tem de acabar com uma casa. Em poucas semanas vê-se proprietário de um gerador portátil, que troca por um barril de cerveja e um anúncio luminoso da Budweiser, a que chama "kit de festa instantânea". Objectos que um DJ decide que tem de conseguir, trocando-os por uma moto para a neve.
Por essa altura a história chega aos media. Uma estação de televisão canadiana entrevista Kyle, que cai na asneira de dizer que está disposto a ir a qualquer lugar para fazer trocas "menos a Yahk, na Columbia Britânica", um vilarejo de 200 habitantes. É precisamente para lá que faz a viagem seguinte. Um casal de Yahk oferece-lhe uma viagem de ida e volta para ir lá fazer uma troca, e Kyle vê-se dono de uma furgoneta.
A furgoneta acaba trocada por um contrato de gravação de música num estúdio, trocado por sua vez por um ano de aluguer de um pequeno apartamento em Phoenix, Arizona. A quem lhe dizia que já tinha conseguido trocar o clip por uma casa, Kyle respondia que era só um contrato de aluguer.
É então que aparece na história Leslie Criger. Telefona a Kyle e pergunta-lhe: "Está interessado em passar uma tarde com o meu patrão?" O patrão de Leslie é Alice Cooper, e quando Kyle vai a Phoenix para trocar o seu contrato de aluguer com meio dia passado com o rocker, é contratado para ficar em palco num concerto em Fargo, com o famoso clip vermelho na cabeça.
A oportunidade de estar com Alice Cooper atrai centenas de propostas de troca. O vencedor é um fotógrafo de espectáculos, que troca a oportunidade por um globo de neve com a imagem dos Kiss no interior. O globo era qualquer coisa que o actor e coleccionador Corbin Benson tinha de ter. Consegue-o arranjando para Kyle um papel no filme Donna on Demand. Como há sempre alguém disposto a dar tudo para aparecer num filme, acaba por receber a proposta que esperava: uma casa.
O contrato foi assinado esta semana e Kyle promete dar "a maior festa da história dentro de casa" em Setembro. A habitação não fica numa grande cidade, mas em Kipling, uma localidade de mil habitantes. A casa, de 1920, foi totalmente reformada, tem dois andares e três quartos, e fica na rua principal da terra. Kyle MacDonald diz que embarcou "numa aventura que realmente foi mantida unida por um clip vermelho". De facto, "é muito fácil lembrarmo-nos de um clip vermelho".
Manuel Ricardo Ferreira
Em Nova Iorque